Publicado em

Pela primeira vez, Bauru obtém a pontuação necessária para receber a certificação do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

A cidade atingiu a marca de 86,61 pontos – o mínimo exigido é 80 pontos – o que lhe garantiu a 26ª posição entre os 69 municípios certificados nesse ano. Na região, Botucatu foi o maior destaque ficando em segundo lugar no ranking, com 93,96 pontos, atrás somente de São José do Rio Preto. No ano passado 48 cidades atingiram a pontuação que garante a certificação estadual.

Todos os 645 municípios paulistas participam do programa que avalia dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Para o prefeito, Clodoaldo Gazzetta, este é um prêmio extremamente importante para Bauru e um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos. “O programa é muito importante uma vez que qualifica os municípios que tem ações ambientais na preservação e na qualidade dos recursos hídricos. Daqui pra frente vamos melhorar cada vez mais as ações ambientais para que tenhamos uma cidade muito mais sustentável nos próximos anos”, conclui.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. O projeto estimula e auxilia todas as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para chegar ao desenvolvimento sustentável.