Publicado em

O Hospital Municipal e Maternidade Escola (HMEC) Dr. Mário de Moraes A. Silva, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, promove até quarta-feira (8) campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM).

A programação especial, iniciada no dia 1 de agosto, tem apoio da Rede de Banco de Leite Humano (BLH) e da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Na quarta, a agenda de encerramento da campanha prevê, a partir das 10 h, caminhada de apoio à SMAM nos setores assistenciais da maternidade, com concentração na entrada principal, na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.100, Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte.

O público-alvo da ação são todos os colaboradores da maternidade, doadoras de leite materno externas e pais de bebês internados na Unidade Neonatal, além de demais interessados da atividade.

Origem

Criada pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a campanha visa dar visibilidade à amamentação, incentivando grupos de todo o mundo a trabalhar o tema na prática, por meio do cumprimento de quatro passos: informar sobre o modo como a amamentação está ligada à boa nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza; vincular a amamentação dentro da agenda de nutrição, segurança alimentar e diminuição da pobreza; envolver-se com indivíduos/organizações que trabalham nessas questões; e motivar as ações para promover a amamentação como parte das estratégias de nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a SMAM desde 1999, com o apoio de órgão internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, da Rede Paulista de Bancos de Leite Humano, de Hospitais Amigos da Criança, sociedades de classe e Organizações Não Governamentais (ONG).