Publicado em


SANTOS - As listas de bordo dos navios de imigrantes que ancoraram no Porto de Santos entre 1888 e 1973 já estão disponíveis para consulta, desde a última sexta-feira, no site oficial do Museu da Imigração.



O material, histórico, faz parte da segunda fase do projeto "Memória da Imigração", que por meio de um banco de dados on-line integra o acervo digital do museu e documentos pertencentes ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. A nova digitalização acrescentou 160 mil imagens ao acervo digital, que passa a contar agora com mais de 247 mil páginas para consulta e download gratuito.



O acervo disponibiliza aos internautas diversos documentos, como, por exemplo, listas com os nomes dos imigrantes embarcados, principalmente em portos europeus, com desembarque previsto no Porto de Santos.



Entre as informações disponíveis estão nacionalidade, sexo, estado civil, profissão, idade, religião, parentesco, grau de instrução, dados do passaporte, procedência e destino inicial da pessoa.



A busca pode ser realizada por critérios como o nome do navio, um determinado intervalo de anos ou a data precisa do desembarque em Santos. A nova ferramenta de pesquisa possibilita buscas específicas nas categorias do acervo.