Publicado em

Um grupo de quatro ex-alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Guaianazes está aprimorando um programa de otimização do controle de vacinas do sistema de saúde da cidade de São Paulo.

A solução será implantada em um projeto da Subprefeitura de Cidade Tiradentes, na zona leste da Capital. O V@cina.com foi criado durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes, que se formaram no curso técnico de Informática em 2017. Os quatro jovens decidiram fazer o projeto para facilitar o acesso a informações sobre a vacinação da população, além de ajudar suas próprias comunidades.

O programa permite que os funcionários do posto de saúde chequem as carteirinhas de seus pacientes, permitindo a atualização e acompanhamento da rotina de vacinação das pessoas cadastradas.

Atualmente, a unidade de saúde telefona para cada paciente cadastrado para avisar sobre a data da vacina e o controle é feito a partir da revisão mensal dos relatórios.

Com o V@cina.com, a carteirinha de papel não será mais necessária. O processo todo será automatizado e os pacientes receberão as notificações no celular, por meio de um aplicativo que avisará aos funcionários quando a mensagem foi visualizada.

Há ainda outras funcionalidades, como a integração do cadastro de irmãos e responsáveis, a partir da indicação de parentesco, e a possibilidade de a notificação ser enviada diretamente à mãe da criança.

É possível, também, fazer a impressão de uma cópia do controle, que deve constar nos arquivos do posto, seguindo a legislação nacional. O grupo dos quatro ex-alunos está se reunindo com a Subprefeitura de Cidade Tiradentes para que as funções do sistema sejam aprimoradas e consigam atender às necessidades da unidade de saúde. /Agências