Publicado em

CAMPINAS - O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), participou ontem da inauguração da Uniazul - Universidade Corporativa da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, instalada na região do Distrito Industrial, próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos. Jonas inaugurou a unidade ao lado de diretores e do presidente da Azul.
O prefeito Jonas Donizette falou da importância do investimento da empresa na qualificação profissional.
"Hoje, Viracopos é uma realidade não só no setor de cargas como no de passageiros e esta universidade vai qualificar profissionais para trabalhar no setor", disse.
Localização
O presidente da Companhia aérea, David Neeleman, falou sobre a localização do novo investimento da companhia.
"Campinas foi escolhida para sediar nosso ensino aeronáutico porque está ao lado do Aeroporto de Viracopos, que é o principal ponto de decolagem da Azul", afirmou.
A Uniazul é uma universidade corporativa que tem por finalidade treinar e aperfeiçoar pilotos, comissários, despachantes de voo, equipes de manutenção, aeroportos e call center da própria companhia aérea.
A Azul tem planos de atender, no futuro, outras empresas nacionais e estrangeiras que queiram comprar a hora dos simuladores de voo.
De acordo com a companhia, esta é a única aérea brasileira a oferecer uma universidade corporativa com três simuladores próprios, sendo dois modelos Embraer 190 (avião a jato) e um ATR 72-500 (aeronave de médio porte).
Um quarto simulador deve entrar em operação até o final do ano, segundo a empresa.
A área
A Uniazul conta com 6 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos com 15 salas de treinamento e capacidade para até 480 alunos. Os cursos têm carga horária que varia entre dois dias, para reciclagem, até 20 dias.
A Azul é uma companhia aérea que surgiu da união entre a Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Trip linhas Aéreas. É a terceira maior do país, com uma frota de 126 aeronaves, 10 mil funcionários (três mil em Campinas) e 865 voos diários para 105 destinos e 33% do total de decolagens do país.