Publicado em

São José dos Campos - As grandes cidades do interior paulista estão entre as 15 mais poluídas do Brasil. Recentes pesquisas realizadas em nível mundial mostram que a poluição atmosférica é responsável por 70% dos casos de câncer em humanos.

Junto com a contaminação da água, o ar da baixa troposfera tem se tornado o grande desafio dos grandes aglomerados urbanos e a tendência é a piora desta condição com o passar do tempo.

Pelo levantamento de 2014, o Brasil ocupa a 12ª posição entre os países mais poluídos do planeta. A situação brasileira tem se agravado a cada ano, seja pela acelerada destruição da floresta amazônica, queimada do cerrado e a introdução da monocultura e da pecuária extensiva. O desmatamento da Amazônia voltou a registrar, neste ano, o crescimento de 29%.

As evidências das mudanças climáticas surgidas pelo aquecimento global de efeito antrópico, como a seca prolongada no sudeste, os constantes ciclones extratropicais na porção sul do país, que no começo dos anos 2000 formou o primeiro furacão na porção sul do Oceano Atlântico, o Catarina, e as tempestades severas com grande volume de granizos e o surgimento cada vez mais frequente de tornados estão transformando o cenário climatológico do país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de poluentes considerada aceitável para o correspondente a um metro cúbico (m³) de ar é de 20 microgramas em seu limite máximo. Pelo levantamento da OMS, a cidade mais poluída do Brasil é o Rio de Janeiro, com 64 microgramas de poluentes por metro cúbico de ar. Ou seja, uma quantidade de 3,2 vezes maior que o volume determinado como o teto aceitável.

A capital do Rio de Janeiro, onde se inclui sua região metropolitana, ficou na 144ª posição em uma lista com mais de 1100 cidades em todo o mundo, na pesquisa recém divulgada.

Por conta da elevada concentração de pessoas, veículos e indústrias, baixa dispersão dos materiais poluentes em suspensão por falta de brisa, as grandes cidades tendem a gerar uma maior quantidade de poluentes.

Colocação

No ranking das 15 cidades mais poluídas, nove delas estão localizadas no estado de São Paulo. A primeira delas é Cubatão, em segundo vem Campinas, seguida por São Paulo e Região Metropolitana. O quinto e o sexto lugares ficam com Sorocaba e São José do Rio Preto. Em oitavo e nono estão Araraquara e Araçatuba Em 12º lugar, ainda, fica o município de São José dos Campos e Marília.