DCI SP

Como solicitar Cartão TOP: veja o passo a passo e datas

Cartão é substituto do BOM, que faz interligações no transporte público da Região Metropolitana de SP

Escrito por

O transporte público de São Paulo passou por um processo de modernização nos meios de pagamento, o que levou a aposentadoria do BOM, usado para integrações na Região Metropolitana de São Paulo. Desde 2021 é necessário usar o Cartão TOP; saiba como solicitar.

O que é e como funciona o TOP?

Entre as principais novidades anunciadas pelo governo de São Paulo, estão alternativas de compra online para facilitar as viagens no dia a dia, reduzindo o tempo dos passageiros na bilheteria.

O TOP será o substituto do BOM, cartão usado no transporte público de 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e que, assim como acontece com o Bilhete Único na capital do estado, oferece desconto nas integrações. Com o cartão, é possível andar de ônibus ou transporte sobre trilhos (trem e metrô).

Assim como acontecia no BOM, continua valendo o abatimento de R$ 1,50 nas integrações entre ônibus intermunicipais e trilhos.

A solicitação do Cartão TOP pode ser em postos de atendimento ou online, inclusive via aplicativo — veja mais abaixo. De maneira geral, a nova modalidade de pagamento serve ainda para que todos os passageiros do transporte público consigam comprar bilhetes digitais avulsos para a viagem. As estações já estão recebendo, inclusive, postos de autoatendimento para retirada do TOP. Os bilhetes são em modelo de QR Code — os códigos são lidos quando colocados no visor das catracas.

Além da troca, o TOP oferece uma opção de conta digital para os usuários, com opções de transferência via Pix, visualização do extrato e pagamento de contas. Já para transporte público, é possível consultar saldo e fazer recargas pela própria plataforma.

Hopi Hari tem entrada gratuita para mulheres em março de 2023

Posso transferir os créditos para o cartão TOP?

Não. Quem tiver créditos no Cartão BOM não poderá transferi-los para o TOP, mas eles terão validade até 31 de março de 2022. Ou seja, é possível usar o BOM até esta data para acabar com os valores já carregados.

Como solicitar cartão TOP?

Para solicitar o Cartão TOP, os usuários do transporte público têm opções de cadastro via:

  • Site;

  • Aplicativo;

  • WhatsApp;

  • Atendimento presencial agendado.

Veja o passo a passo para solicitar o Cartão TOP: 

  1. Baixe o aplicativo TOP (disponível para todos os smartphones) — se preferir solicite o agendamento em uma unidade presencial;

  2. Faço o cadastro (presencial ou online);

  3. Escolha entre pegar o bilhete em um posto de atendimento ou receber em casa — verifique os valores, pois o serviço está sujeito à cobrança.

Em caso de dúvidas, acesse: https://www.boradetop.com.br. No site, há indicação para solicitações via WhatsApp.

Também é possível ligar para a Central de Atendimento. O número é: 0800 77 11 800. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 20h, aos sábados, o serviço está disponível entre 8h e 14h.

Leia também: 
Auxílio Brasil: 8 perguntas respondidas sobre o benefício de R$ 400

Última modificação em 03/03/2023 10:39

Sarah Moura

Jornalista, paulistana e apaixonada por contar histórias.

Ver Comentários

  • Parabéns pela reportagem completinha, com todas as informações claras, objetivas e com a solução. Muito grato :) .

  • Eu tenho saldo acima de 3 mil ,quer dizer que eu vou perder se eu não usar até a data limite?

    • Eu também quero saber , pq já foi descontado em nossa folha de pagamento TB tenho mais de 3000,00 em recarga bloqueada

  • Quero saber pra onde vai o meu saldo que tenho e não é pouco, eu paguei para ter ele no meu cartão e agora querem que eu perca do nada, isso esta alguma lei, ou é mais um golpe para arrecadar verbas para o estado que só sabe prejudicar o trabalhador?

  • Eu tbm tenho bastante saldo no bom de bom só tem o nome.

    • O bom não precisava mudar ! O que precisa mudar é o governo de são paulo. Fora PSDB !

  • Isso é coisa do calça apertadas para ficar com os nossos creditos se foram é nosso por direito, o Ministerio Publico tem intervir nisso, querem mudar a plataforma beleza , mas que transfiram os saldos remanecentes.

  • Isso e uma sacanagem que esta fazendo com o trabalhador , perder nossos créditos, um absurdo isso , pois agente pagou por esses créditos, foi descontado da nossa folha de pagamento.

  • Deixo a qui uma pergunta pra ser respondida pelo governo de são Paulo , somos obrigados a aceitar conta digital pra trocar o cartão bom pelo top , pois o bom e só vale transporte e não preciso de conta digital se mais alguém ver esta minha reclamação por favor veja se você vai aceitar isso.

    • Eu também gostaria de saber porque somos obrigados a ter uma conta digital vinculada ao cartão de transporte.
      E também há pessoas que fizeram o agendamento na loja Pernambucanas de Carapicuíba , aí foi avisado na hora que seria cartão com a função credito e cartão da loja.
      Eu como optei por ter somente o cartão transporte tive que agendar em outra loja Pernambucanas do shopping União em Osasco e chegando estou já há horas esperando porque o sistema caiu e não têm previsão de horário para retorno, às pessoas que não querem esperar o sistema voltar está indo para a fila do cartão Top vinculado a Pernambucanas.

  • Enio Cabral excelente pergunta,pq eu não tenho interesse algum em abrir conta digital e estão querendo forçar a gente a fazer isto,deveria ser investigado por qual motivo existe esta conta digital vinculada ao cartão top,quem é o dono deste banco digital e por qual motivo não conseguimos pedir somente o cartão comum de transporte pelo aplicativo?

Compartilhe
Escrito por