Publicado em

Campinas - Fomentar o Turismo de Negócios na Região Metropolitana de Campinas, além de promover e divulgar a região como destino, oferecendo informações atualizadas, reunindo empresas, fortalecendo relações e contribuindo diretamente para o segmento turístico e para toda a cadeia produtiva da região.

Estes são os objetivos do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau que completa hoje 15 anos de atuação.

O presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Gilson Gomes de Oliveira, afirma que há muito a comemorar.

"Posso dizer sem medo que realizamos nossa principal função, que é promover e divulgar o destino, atrair novos negócios e articular o segmento do turismo no geral, sendo um facilitador nessas ações. Foram 15 anos de total construção, uma verdadeira soma de interesses com o objetivo de promover Campinas e região como destino de turismo", resume.

Longa estrada

Segundo ele, ainda há uma longa estrada pela frente. "Já avançamos consideravelmente, mas ainda somos debutantes e leva tempo para consolidar uma entidade com o nosso perfil", diz.

Ele relembra que a existência dos conventions já é centenária no mundo, mas o primeiro convention do Brasil, o de São Paulo, tem apenas 32 anos de fundação.

Ampliar parcerias

"Precisamos ampliar e consolidar as parcerias com o poder público, já que esse ator é importantíssimo para o desenvolvimento das nossas ações, e buscar a efetiva participação do trade turístico regional para o desenvolvimento do destino. Diria que há uma longa lição de casa a ser cumprida, na qual estamos muito empenhados", conclui.

Oliveira ressalta que a Região Metropolitana de Campinas (RMC) caminha para se consolidar como um grande polo de atração para o turismo de negócios.

"Temos vocação, mercado consumidor, cultura e lazer completos, gastronomia diferenciada, universidades e centros de pesquisa de excelência, excelentes rodovias e um grande aeroporto, além de uma rede hoteleira e estrutura de eventos com padrão internacional", enumera.

Projetos e relacionamento

O Campinas e Região Convention & Visitors Bureau tem feito parcerias, implantado projetos, estreitado relacionamento com prefeituras da RMC e promovido eventos como o Festival Gastronômico de Campinas, o Fórum Gastronômico, o Chefs na Praça, além de painéis de discussão, como o de Viracopos, realizado em outubro de 2014, e no último mês de janeiro, sobre o Turismo de Lazer e Compras como opção à sazonalidade do Turismo de Negócios na hotelaria e trade na região.

Outras iniciativas recentes foram a reformulação do site e a repaginação da revista da entidade, que ganhou novo formato. Tudo isso contribuiu para o aumento da visibilidade da entidade e atração de um total de 64 novos associados no último ano.

Nova logomarca

A entidade também acaba de lançar uma nova logomarca, com o slogan "Visite Campinas". Mais moderna e atualizada, ela tem como inspiração o vôo das andorinhas. Vêm dessa ave símbolo de Campinas a ideia de movimento, modernidade e variedade de ângulos que caracterizam o novo desenho. "O movimento expresso pela nova marca representa o constante crescimento de Campinas e região", explica Oliveira.