Publicado em

O Colégio Humboldt, instituição de ensino bicultural localizada na Zona Sul da capital, oferece o modelo alemão de Formação Profissional Dual aos jovens interessados em ter uma visão geral do mundo empresarial.

Ao longo de dois anos, o aluno vivencia o cotidiano corporativo ao mesmo tempo em que recebe o conteúdo teórico. O sistema é uma parceria entre a escola e as companhias, geralmente multinacionais, em que ambas são responsáveis pelo aprendizado e também pela formação profissional do jovem.

“O que o aluno aprende de teoria na escola, ele aplica na prática na empresa”, explicou o diretor da Formação Profissional Dual, Hans Wagner. São oferecidos os cursos técnicos de administração e de logística, com remuneração.

A Formação Dual é aplicada em blocos, intercalando cerca de seis semanas de estudos e três meses de trabalho. Durante o período no Colégio Humboldt, os alunos têm disciplinas como gestão, economia, administração, contabilidade, informática, fundamentos jurídicos e comunicação. As aulas são ministradas em português, alemão, inglês e espanhol, permitindo que os alunos tirem diplomas de todos os idiomas.

No trabalho, o aluno faz um estágio rotativo por todas as áreas da empresa. Para Wagner, o Jobratation é uma das vantagens. “Nessa rotação, o aluno vai conhecer realmente onde ele se destaca. Isso ajuda muito depois para escolher uma faculdade”, disse.

O diretor comentou ainda que há vantagens também para o gestor, que saberá exatamente para onde encaminhar o jovem depois de efetivá-lo. “Cerca de 75% dos alunos são efetivados nas empresas onde estagiaram, com um bom plano de carreira”, acrescentou.

Outra vantagem apontada por Hans Wagner é que o curso pode auxiliar pessoas que terminaram o ensino médio sem ideia de qual carreira seguir. “Não é porque são pouco preparados, mas porque são muito jovens. Há muita opção e eles se perdem muito rápido”.

Diferenciais

Giulia Scomparin se formou na turma de 2015 do curso de logística. Para ela, a Formação Profissional Dual trouxe, em primeiro lugar, amadurecimento profissional.

“Nem tanto no sentido de conhecimento, mas no amadurecimento de saber lidar com todo e qualquer tipo de gente – chefes e clientes - e de pressões que o mercado tem”, exemplificou Giulia.

A melhora nos idiomas também foi destacada por ela. “Hoje, meu alemão é melhor do que meu inglês. E também tem o fato de termos estudado espanhol. Já dá para adicionar esse diferencial no CV ”, disse.

Giulia acredita que ter feito o curso abriu portas para o seu futuro profissional e tem certeza de que um currículo com Formação Dual chama mais atenção de entrevistadores em processos seletivos.

Inscrições

O Colégio Humboldt é responsável pelo início do processo seletivo. De acordo com Wagner, 70% do curso é ministrado em alemão e, por isso, é necessário que os alunos já tenham um conhecimento intermediário do idioma.

A próxima prova acontece no dia 25 de outubro, mas as inscrições já estão encerradas. Os interessados podem se inscrever para o exame que acontece em 22 de novembro, seguindo as informações do edital e do site www.humboldt.com.br/formacao-dual. A taxa de inscrição custa R$ 110.