Publicado em

São Paulo - O Estado de São Paulo ganhou na sexta-feira (17) o primeiro Ambulatório Médico de Especialidades (AME) voltado exclusivamente para a população idosa, o "AME Idoso".

Situado no bairro da Lapa, zona oeste da capital paulista, o ambulatório contará com atendimento em 21 especialidades médicas e não médicas, além de equipe multidisciplinar voltada para o público a partir dos 60 anos de idade.

Segundo Alckmin, o espaço conta com 16 consultórios, um centro odontológico com quatro cadeiras e sala de emergência. "É uma grande conquista para São Paulo, aqui para a Lapa. É o AME de número 53, e esse exclusivamente voltado para a população idosa. Um espaço completo", destacou o governador.

O serviço, totalmente adaptado para facilitar o acesso aos idosos, receberá pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde da região oeste, que atendam aos critérios de admissão. Com investimento total de R$ 10,7 milhões para obras e equipamentos, o AME também contará com serviços de assistência social e reabilitação que serão implantados de forma gradativa.

"São todas as especialidades, faz diagnóstico, tratamento, exames, e o tratamento não só para a parte de saúde, mas também voltado ao lazer, pois tem cinema, sala, auditório para filmes educativos e de lazer, toda parte de promoção de saúde, fisioterapia, musculação, reabilitação, enfim, um trabalho muito bonito voltado à população idosa", explicou Alckmin.

Ao atingir plena capacidade, o ambulatório do governo do estado poderá realizar mais de 136 mil atendimentos anuais, entre consultas médicas e não médicas, cirurgias ambulatoriais, exames, atendimentos de odontologia e atendimentos em grupo. Gerenciado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o AME Idoso Oeste faz parte do Programa São Paulo Amigo do Idoso, baseado no projeto "Envelhecimento", da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O serviço fica na Rua Roma, 466, Lapa. O horário de funcionamento será das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.