DCI SP

Feriado de Tiradentes em São Paulo: confira o que abre e o que fecha

Saiba o que funciona durante o feriado de Tiradentes, a data não foi uma das antecipadas pela prefeitura de São Paulo em março, na tentativa de conter o avanço do novo coronavírus. 

Escrito por

Em razão do feriado de Tiradentes, comemorado no dia 21 de abril, quarta-feira, o comércio em São Paulo vai sofrer alterações no horário de funcionamento. A data não foi antecipada pela Prefeitura de São Paulo em março, na tentativa de conter o avanço da pandemia do coronavírus. Confira abaixo o que abre e o que fecha em São Paulo: 

Bancos - feriado de Tiradentes em São Paulo

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências não abrem no feriado de Tiradentes em São Paulo. Neste, apenas o atendimento via internet e telefone seguem sem alteração. 

Portanto, contas com data de vencimento na quarta-feira podem ser pagas pelo aplicativo, internet banking e caixas eletrônicos de autoatendimento.

O vencimento das contas não muda, já que, de acordo com a regulamentação do Banco Central, esses dias não serão considerados feriados bancários.

 

Serviços de Saúde - feriado de Tiradentes em São Paulo

Os hospitais municipais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento vão atender normalmente no dia 21 de abril de 2021. As AMA/UBS Integradas vão funcionar das 7h às 19h. Veja os endereços aqui

Apenas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) estarão fechadas. 

Vacinação contra a covid-19 - Na quarta-feira, São Paulo inicia a vacinação dos idosos com 65 e 66 anos contra a covid-19 - para informações sobre os postos de imunização, clique aqui

Parques - feriado de Tiradentes em São Paulo

Permanecem fechados no feriado em virtude da fase de transição da quarentena em São Paulo, imposta pela pandemia de coronavírus. A previsão é de que o Ibirapuera e outros espaços da cidade reabram no dia 23 de abril. 

Rodízio

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que, devido à manutenção do toque de recolher determinado pelo Governo do Estado, o rodízio municipal para veículos de passeio continuará vigorando de segunda a sexta-feira, das 20h às 5h do dia seguinte, de acordo com o final da placa, inclusive nos feriados.

Nesta quarta, o rodízio é para carros com placa final 3 e 4.

Segue suspenso o funcionamento do rodízio para carros em seu horário tradicional: das 7h às 10h e das 17h às 20h.

 

Bolsa de valores

A bolsa de valores do Brasil, a B3, não vai operar. 

Alimentação

Supermercados, padarias e açougues podem funcionar em seu horário habitual. Restaurantes podem abrir também em horário normal, mas seguem sem oferecer refeições no local até o dia 23, seguindo determinação no Plano São Paulo.

Lotéricas, escolas e serviços apenas online

As lotérocas vão fechar durante o feriado de Tiradentes. Os sorteios serão retomados na quinta-feira. 

Procon, Detran e Poupatempo seguem com as agências fechadas e atendem apenas on-line. 

Escolas particulares, municipais e estaduais estarão fechadas. 

Feriado de Tiradentes

Este feriado nacional no Brasil é comemorado anualmente no dia 21 de abril. O Dia de Tiradentes no Brasil comemora a execução do herói nacional brasileiro Joaquim José da Silva Xavier (16 de agosto de 1746 - 21 de abril de 1792).

Ele foi um revolucionário brasileiro que, como fundador do movimento da Inconfidência Mineira, lutou pela independência do Brasil e pela libertação do poder colonial português.

Na época, Portugal estava impondo uma carga tributária onerosa aos brasileiros, pois eles tentavam manter a renda da colônia, apesar dos níveis decrescentes de mineração de ouro.

Tiradentes traçou um plano para ir às ruas e declarar a independência no dia em que os impostos eram devidos. O plano foi traído e os rebeldes foram presos em fevereiro de 1789.

Durante o julgamento subsequente, Tiradentes assumiu total responsabilidade pelo complô da insurreição e executado por enforcamento em 21 de abril de 1792. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça exposta como um aviso aos outros revolucionários.

eu martírio fez com que Tiradentes fosse considerado um herói nacional pelos republicanos do século 19, e suas ideias liberais continuaram influenciando o pensamento brasileiro até a independência, quase 100 anos após sua morte, em 1882.

O aniversário de sua morte (21 de abril) tornou-se feriado nacional depois que a república foi proclamada em 1889.

Última modificação em 26/07/2022 13:06

Sarah Moura

Jornalista, paulistana e apaixonada por contar histórias.

Compartilhe
Escrito por
Tags: feriado