Publicado em

A Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), promove nos dias 24 e 25, a 5ª edição do InovaCampinas. Considerado o maior evento de inovação e empreendedorismo do interior, a previsão é reunir um público de 10 mil pessoas.

Gratuito e aberto ao público, o evento será no Expo D. Pedro, anexo ao Parque D. Pedro Shopping. A grande novidade da edição é a realização de conferências divididas em trilhas em que os participantes poderão escolher as palestras dentro das temáticas de Inovação, Empreendedorismo, Agro e TI. Ao todo, serão cerca de 20 horas de atividades simultâneas e mais de 10 conferências divididas em três auditórios.

A proposta do evento é reunir os principais atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo, apresentar e debater as tendências de mercado, além de compartilhar ações inovadoras, promovendo oportunidades de negócios e networking.

Entre o público previsto para o encontro estarão empresários, empreendedores, pesquisadores, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região. “Na Fundação Fórum temos trabalhado para ampliar o impacto do conhecimento como principal meio de transformação econômica e social de forma sustentada”, disse o diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e presidente da diretoria executiva da FFCi, Eduardo Gurgel do Amaral.

Com isso, explica Amaral, o Inova se consolida como importante ação que reúne os principais agentes do ecossistema da região, de forma integrada, mostrando a importância individual e conjunta dos atores e as contribuições para o aumento da competitividade regional e nacional.

Além das conferências, empresas e instituições apresentarão seus produtos. Já a rodada de negócios promovida pelo Movimento 100 Open Startups em parceria com a Rede Inova São Paulo prevê reuniões entre pesquisadores que desenvolvem soluções inovadoras e grandes empresas. A iniciativa visa canalizar para o mercado as tecnologias desenvolvidas nas universidades e instituições e a previsão é que 1,5 mil reuniões sejam realizadas só neste ano. Em 2017, foram cerca de 160.

Conferências temáticas

Neste ano, o InovaCampinas terá uma conferência inédita para o agronegócio. A agenda Mais Valor Agro, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Embrapa Informática Agropecuária, trará temas como Agricultura 4.0 e Agregação de Valor. Na Trilha de Empreendedorismo, o evento traz pela primeira vez uma conferência voltada para negócios de impacto social e ambiental com a atividade “InovaSocioAmbiental: Decodificando Negócios de Impacto”, da Phomenta e Rede de Investidores Sociais – Interior Paulista.

Ainda nesta trilha, estão a conferência High Impact Forum, promovida pela Campinas Tech e que tem como destaque Cristiano Kruel, head de Inteligência e Inovação da StartSe. O Encontro Unicamp Ventures, que reúne alunos, ex-alunos e empreendedores ligados à universidade, terá como destaque a divulgação oficial dos dados referentes às empresas-filhas da Unicamp e palestra de André Penha, CTO do Quinto Andar.

Também realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, está a final do Programa Inova Jovem, competição voltada para levar o ensino do empreendedorismo a alunos de colégios técnicos e do Ensino Médio. Ainda dentro da temática, ocorre Iaprendi Talks, um amplo debate sobre empreendedorismo feminino.

Na Trilha Inovação, estão as conferências Seminário Amcham de Indústria 4.0, com o keynote speaker André Clark, presidente e CEO da Siemens no Brasil. A palestra “Transformação digital e tendências de tecnologia em meios de pagamento” trará Cristian Cavalheiro, CIO da Getnet - uma empresa Santander especializada em soluções eletrônicas de pagamento. A trilha também contará com dois painéis oferecidos pela FFCi.