Publicado em

Nos dias 24 e 25, será realizado em Campinas (SP), o InovaCampinas 2018, maior evento de inovação e empreendedorismo do interior. Uma das atrações é o Hackathon, competição que, nesta edição será voltada para blockchain, tecnologia de validação de transações ou registros, conhecida principalmente por estar ligada à moeda digital.

A disputa busca o desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras nessa área e prevê um prêmio de R$ 7,5 mil, além de R$ 250,00 em criptomoedas EOS, à equipe vencedora. As inscrições são gratuitas e terminam nesta segunda-feira (22).

A atividade faz parte da conferência Software Experience (SWPX) que compõe a programação do InovaCampinas. Os participantes terão 30 horas para desenvolver projetos diante de um desafio surpresa que será informado somente no dia. Após o desenvolvimento, as equipes apresentarão suas ideias em um pitch de três minutos.

O Hackathon é aberto a estudantes, profissionais da área de tecnologia, interessados e entusiastas de blockchain. Os inscritos serão divididos em grupos de quatro pessoas e a expectativa é que 15 equipes sejam formadas. O principal objetivo é promover engajamento e conexão de interessados na tecnologia, fomentando assim novas oportunidades.

O fundador da CieloBlu Group, realizadora do Hackathon, Rubens Antonio Rocha Junior, destaca a importância do blockchain. “Vemos o blockchain como uma nova onda, como a internet no início dos anos 2000”, explica. “Para esse universo, é extremamente importante o engajamento e conexão das pessoas para que esse produto seja cada vez mais introduzido no mercado. É uma oportunidade de inovar e desenvolver a comunidade”, afirma Rocha Junior.

Além da premiação, na apresentação, estarão presentes técnicos e especialistas na área, ligados a Agência de Inovação Inova Unicamp, Bluchain, BeSpiral e EOS Rio. “Com certeza, se houver ideias validadas e viáveis, essa será uma grande oportunidade dos projetos desenvolvidos serem levados para empresas e organizações, gerando parcerias e oportunidades de negócios”, completa Rocha Junior.

A programação do InovaCampinas conta com mais de 10 conferências temáticas, rodadas de negócios e ampla área de exposição. Ao todo, é esperado um público de 10 mil pessoas. Tem como objetivo demonstrar o potencial tecnológico e apresentar as novas tendências para o ecossistema inovador da região de Campinas. E reunirá em um mesmo espaço, empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região.