Publicado em

A força-tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo pediu uma pena de mais de 80 anos de prisão para o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza. A ação que envolve o requerimento apura desvios de R$ 7,7 milhões das obras do trecho sul do Rodoanel e da ampliação da avenida Jacu Pêssego.

Nos memoriais, a Lava Jato afirma que Souza era o "líder do esquema". Souza é acusado pelos crimes de peculato (desvio de recursos públicos) inserção de dados falsos em sistema de informação e formação de quadrilha.

Segundo os procuradores, Souza está envolvido nos três fatos criminosos descritos na denúncia e, portanto, cometeu cada um dos delitos de que é acusado por três vezes. A Procuradoria quer que sejam considerados como agravantes o fato de ele ter organizado um esquema criminoso dentro da Dersa e ter violado a função que ocupava.

Nas alegações finais, o Ministério Público Federal também pediu a condenação de José Geraldo Casas Vilela, ex-chefe do departamento de assentamento da Dersa, pelos mesmos três fatos e delitos imputados a Souza. Além disso, da psicanalista Tatiana Arana de Souza Cremonini, filha de Souza, por um dos fatos criminosos na denúncia.

A Lava Jato requereu a redução em dois terços da pena da funcionária do setor de assentamentos que participava do esquema e decidiu colaborar com a Justiça. Além disso, pediu o perdão judicial para a irmã da funcionária, que participou de um dos fatos apontados na denúncia.

As alegações finais mantiveram a mesma estrutura apontada na denúncia, com três fatos criminosos distintos.

O primeiro evento trata da inclusão de seis empregadas da família de Souza e da filha Tatiana no programa de reassentamento do trecho sul do Rodoanel. Entre as beneficiadas estão três babás da família, duas domésticas e uma funcionária da empresa do genro de Paulo.

O segundo fato são os desvios de apartamentos e indenizações, nos anos de 2009 e 2010. Já o terceiro envolve 1.773 pagamentos indevidos de indenizações irregulares para falsos desalojados, causando um prejuízo de R$ 6,3 milhões em valores da época.