Publicado em

Ribeirão Preto e Região - A comunidade de Matão está organizando os preparativos da 68ª Festa de Corpus Christi, que acontecerá amanhã. Muitos cidadãos farão a ornamentação em 12 quadras na área central da cidade, por onde passará a procissão que reúne milhares de fiéis.



Toda a estrutura da festa, realizada desde 1948, é montada pela prefeitura, que fornece o transporte dos materiais, ponto de informações turísticas, monitores, sanitários químicos, seguranças, e praça de alimentação. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo.



Os desenhos serão confeccionados manualmente por voluntários, a partir das 4h, em um trajeto em formato de cruz, partindo da igreja matriz do Senhor Bom Jesus, no centro. Cerca de 70 toneladas de dolomita, areia e vidro moído serão utilizados na confecção dos tapetes.



"Nossa festa vem crescendo cada vez mais, graças à dedicação dos moradores, artistas, servidores municipais, religiosos e demais participantes, pois praticamente toda a cidade fica envolvida para o maior evento de Matão. Apesar das dificuldades, o prefeito do município, Chico Dumont, manteve praticamente toda a estrutura para que nada interfira na qualidade e beleza desta tradição", explicou o diretor do departamento de Turismo, Wilson Cardoso.



Há 68 anos, Matão é sede de uma das mais importantes celebrações religiosas. "Ao longo desses anos, muitas coisas aconteceram, muitas pessoas passaram e enfeitaram com suas mãos nossas ruas, muitos trabalhadores desenvolveram técnicas para facilitar a confecção e desenhos dos tapetes, inúmeros moldes foram confeccionados, toneladas de matérias foram preparadas, enfim, nossa história é grandiosa.



Emoção e dedicação



Estamos novamente aqui, emocionados e felizes por mais um ano, preparando tudo com muita dedicação a espera da quinta-feira", frisou o prefeito Chico Dumont. Todo ano um artista é escolhido para ser homenageado na celebração de Corpus Christi. Nesta edição, quem recebe as honras é a artista Katia Almeida. "É muito gratificante ser escolhida, entre tantos artistas talentosos que temos na atualidade", disse a artista.



Com 1.500 obras, seus trabalhos já foram expostos em diversos locais e estarão, a partir de amanhã (25), disponíveis ao público do evento na Casa da Cultura de Matão.



Atrações e comércio



A Cia. de Sapateado Papapumpá apresentará o espetáculo "Profeta Gentileza: O Chacrinha das Calçadas". Atração às 14h, em frente à Casa da Cultura. Também será realizado, pelo Departamento de Cultura de Matão, a Feira de Artesanato, que será montada na Praça Dr. Leônidas Calígola Bastia, das 8h às 17h, com participação de artesãos da cidade de Matão e também da região.



Uma barraca com produtos oficiais da festa será montada ao lado da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, com a venda de camisetas e DVDs com a história da festa em Matão. A renda será revertida para o Fundo Social de Solidariedade.