DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

O que é a doença Mpox que já fez vítimas em São Paulo

SP registra 44 casos de Mpox em 2026; estado soma 3 mortes desde o início da circulação do vírus
Escrito por Anny Malagolini
Publicado em
doença Mpox
Foto: Getty Images

O estado de São Paulo registrou 44 casos confirmados de Mpox desde o início de 2026, segundo dados do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES). Ao todo, a Secretaria Estadual da Saúde contabiliza 171 notificações este ano, que incluem ainda 62 casos sob investigação e 53 já descartados.

De acordo com o painel de monitoramento, a classificação de “caso confirmado” é atribuída a pacientes suspeitos que apresentam resultado laboratorial positivo para o vírus.

Desde que o vírus começou a circular no estado, em 2022, São Paulo acumula 6.048 casos confirmados e mais de 26,4 mil notificações. No recorte histórico de quatro anos, foram registrados três óbitos pela doença em território paulista.

Como o mpox é transmitido?

O Ministério da Saúde esclarece que varíola dos macacos (Mpox) é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus Mpox, um membro do gênero Orthopoxvirus, que inclui o vírus da varíola (causador da varíola humana). A Mpox é caracterizada por erupções cutâneas ou lesões de pele que geralmente se concentram no rosto, palmas das mãos e solas dos pés.

Tradicionalmente, a transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa por contato direto ou indireto com a erupção cutânea, fluidos corporais (como pus ou sangue provenientes de lesões na pele) e crostas, que são particularmente infecciosos. Roupas, roupas de cama, toalhas ou objetos como utensílios de cozinha/pratos que tenham sido contaminados com o vírus pelo contato com uma pessoa infectada também podem infectar outras pessoas.

O vírus também pode ser transmitido de uma gestante para o feto através da placenta, ou de um dos pais infectados para o filho durante ou após o parto por meio do contato pele a pele.

A Mpox causa sinais e sintomas que geralmente começam dentro de uma semana, mas podem surgir de 1 a 21 dias após a exposição. Os sintomas normalmente duram de 2 a 4 semanas, mas podem persistir por mais tempo em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.

Os sintomas comuns da síndrome de MPO são:

  • irritação na pele
  • febre
  • dor de garganta
  • dor de cabeça
  • dores musculares
  • dor nas costas
  • baixa energia
  • gânglios linfáticos inchados.

Para algumas pessoas, o primeiro sintoma da varicela-músculo é uma erupção cutânea, enquanto outras podem apresentar febre, dores musculares ou dor de garganta inicialmente.

Se você achar que tem sintomas compatíveis de mpox, procure uma unidade de saúde para avaliação e informe se você teve contato próximo com alguém com suspeita ou confirmação da doença. Se possível, isole-se e evite contato próximo com outras pessoas. Higienize as mãos regularmente e siga as orientações para proteger outras pessoas da infecção.

Anny Malagolini é jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo digital e SEO. Atuou em redações como Campo Grande News, Correio do Estado e Midiamax, faz a estratégia editorial do portal DCI, com foco em audiência orgânica e conteúdo de autoridade.