Publicado em

SÃO PAULO

O Parque Vila Guilherme/Trote, em São Paulo, receberá, entre os dias 14 e 23 de setembro, a 16ª edição do "Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista Tradicional".

O evento, realizado pelo governo do estado em parceria com a Subprefeitura da Vila Maria/Vila Guilherme, reunirá, em um só local, artesanato, culinária e apresentações de cerca de 200 municípios que ao longo dos 10 dias de programação contemplarão o universo de caipiras, caiçaras, tropeiros, quilombolas e indígenas do Estado de São Paulo.

O festival contará com 90 espaços de culinária, 120 de artesanato, Rancho Tropeiro, tenda cigana e espaço quilombola, além do espaço Fazendinha, com cerca de 150 animais, que circularão pelo parque possibilitando ao público um passeio rural pelo evento.

No espaço de culinária e no Rancho Tropeiro, o público poderá saborear doces, pescados, comida tropeira, além de diversos pratos regionais e receitas tradicionais das culturas caipira, caiçara e piraquara, preparados segundo as receitas de família, nos fogões a lenha, construídos especialmente para o festival.

Doces e sobremesas também são destaques no evento, que recebem cerca de dez municípios somente nesta categoria. Para finalizar, o público presente poderá experimentar o café feito artesanalmente, socado no pilão e passado no coador de pano.

Além de apresentações artísticas e musicais, de 250 grupos de cultura tradicional, o evento também será palco para diversidade religiosa, cursos, oficinas e cortejos.