Publicado em

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) disponibilizou mais 13 postos de combustíveis para atender com exclusividade a Prefeitura. Agora, a administração municipal conta com um total de 16 postos.

Dessa forma, todos os serviços essenciais da capital estão com as operações normalizadas pelo menos até hoje (30). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o serviço funerário, a Defesa Civil, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) estão garantidos.

A coleta de lixo domiciliar opera normalmente, assim como a coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos. Somente a coleta seletiva segue suspensa.

Uma das medidas anunciadas ontem pelo Comitê de Gerenciamento de Crise é que o número de equipes da GCM para escoltas de caminhões que abastecem postos da cidade será ampliado de 43 para 83. Somente nesta segunda-feira (28), a guarda fez 72 escoltas para 300 caminhões.

Para que o abastecimento da capital seja melhorado, o comitê decidiu também que será publicada uma portaria para definir horário e áreas de permissão de circulação de veículos que transportam combustível.

Além disso, o prefeito Bruno Cova anunciou que, para prevenir uma possível greve dos petroleiros, vai ingressar com uma ação na Justiça para que o sindicato da categoria seja obrigado a manter o fornecimento de combustível para os serviços essenciais, sob pena de multa.

Desbloqueios

O governador Marcio França anunciou ontem (29) a retomada do abastecimento de postos de combustível no Estado. As refinarias paulistas estão sendo liberadas pelos caminhoneiros.

O pacote de propostas do Governo foi aprovado pelos grevistas. De acordo com França, os caminhoneiros fizeram um acordo que, se o presidente Michel Temer fixar e publicar as medidas, as vias vão ser desobstruídas. A única exceção é na Rodovia Régis Bittencourt, cujas lideranças não responderam aos representantes que participaram da reunião até o fechamento da matéria.