Publicado em

Reconhecida como um dos maiores centros científicos do hemisfério sul nas áreas espacial, de meio ambiente terrestre e de aeronáutica, a cidade de São José dos Campos (SP) conta agora com um Museu Interativo de Ciências.

Com instalações voltadas à educação científica, o museu segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo. E está inserido na plataforma criada pela prefeitura local que tem explorado o turismo de conhecimento como uma atividade econômica.

No recém-inaugurado museu, o visitante terá diversas atividades, desde conhecer o funcionamento de um relógio solar até exposições sobre ciência e cultura. O que inclui a interação com princípios da astronomia, astrofísica básica, além da física, química e biologia, como a formação da Terra e o processo evolutivo das espécies.

O espaço foi construído no complexo do antigo Teatro de Arena, edificação erguida nos anos 1970 e que, praticamente, nunca foi utilizado, chegando inclusive a ser abandonado até ser cedido para um clube esportivo.

O museu recebeu o nome de “Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho”. O militar é um dos mais importantes personagens na criação de um projeto nacional de tecnologia avançada e de grandes centros de pesquisa. Em seu histórico está a criação do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), onde surgiu o projeto do avião Bandeirante e a própria Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Além da constituição do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), há cursos de engenharia e laboratórios nos quais foi criado o motor a álcool, entre diversos outros projetos.

Exposições

O espaço também tem um planetário com um observatório astronômico. O museu tem várias atrações, embora ainda não esteja totalmente concluído. Elas vão desde canhão de fumaça, bolha cilíndrica, bolhas esculturais, trem da inércia, super looping, força centrífuga, basquete giratório, harpa de tubos, máquina eletrostática de Wimshurst até bancadas de lupas para observação de diversos insetos. O local contará com exposições permanentes com temas relacionados à física, eletricidade, biologia, fluídos e astronomia. Ainda há um amplo jardim externo, onde foram instalados equipamentos referentes ao tema científico.

O Museu Interativo de Ciências tem como principal objetivo contribuir com a formação acadêmica dos estudantes e atrair a atenção do público interessado nesta temática.

Um convênio entre a prefeitura e a Secretaria de Cultura de São Paulo disponibilizou R$ 400 mil para a implantação deste novo centro de visitação. Entretanto, o valor total do projeto é de R$ 800 mil. A licitação para a aquisição das instalações científicas foi realizada pela Secretaria de Educação e Cidadania. O investimento é inovador na região.

O Museu Interativo de Ciências Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho recebe durante os dias de semana a visitação agendada de escolas da rede pública e privada, e aos sábados é aberto ao público. O valor do ingresso é um quilo de alimento não perecível que é doado ao Fundo Social de Solidariedade.