Publicado em

São Paulo - O município de São Bernardo do Campo lançou semana passada, o aplicativo "Partiu SBC", que informa a situação e os itinerários dos ônibus municipais em tempo real.

A Prefeitura de São Bernardo, em parceria com a SBC Trans, responsável pelo transporte coletivo, lançou o aplicativo gratuito, que foi desenvolvido pela parceira da empresa, WPLEX. O aplicativo, elaborado para os sistemas IOS e Android, dá todas as informações sobre o transporte coletivo por ônibus no município, apontando as linhas, os itinerários e o horário em que ônibus irão passar no ponto mais próximo ao usuário.

Além disso, para quem não consegue se localizar no município, o aplicativo consegue identificar, pelo GPS, onde o usuário está, e a partir disso, após informar para onde deseja ir, dar alternativas de quais linhas passam no local onde ou no ponto mais próximo.

O presidente da Empresa de Transporte Coletivo (ETC) de São Bernardo, Ademir Silvestre, foi o incentivador do projeto para o município, após ter visto o app ser implementado em outras cidades. Segundo ele, o aplicativo possibilita principalmente o ganho de tempo e de segurança aos usuários do transporte público. "Quando confirmar o destino, o app vai dar a quantos minutos o ônibus está da localidade do usuário. Isso gera segurança, evitando esperas longas nos pontos de ônibus".

Downloads

Ele afirma também que o aplicativo já está disponível nas plataformas e já atingiu 23 mil downloads. "Temos em média, 250 mil passageiros por dia no transporte público. Quase 10% desse total de usuários já baixou o app". A estimativa, tendo como base o sucesso de downloads em tão pouco tempo, é que ele seja baixado por todos os usuários do sistema.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, realizou o percurso de transporte coletivo da Linha 033 - Pinheiro, que liga o Paço Municipal até a Praça Brasil, utilizando os serviços inaugurais do app. "Nossa cidade é muito grande e representativa para que um aplicativo como este não tivesse sido implementado antes. Pedimos por este plano e conseguimos trazê-lo agora para mais um passo em busca de melhorar o transporte coletivo da cidade e o cotidiano dos nossos usuários", pontuou. Além das plataformas eletrônicas, o "Partiu SBC" está disponível nos monitores do Terminal João Setti, Rua Domingos João Balotim, Centro, e, dentro dos próximos 30 dias nos demais terminais.

O evento de lançamento do app, na última terça-feira (4), contou com a presença de Silvestre; da diretora-executiva da SBC Trans, Milena Braga; de secretários e vereadores.