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A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) deu início ontem a uma campanha de educação de trânsito em 10 vias que registraram grande número de acidentes em 2018 e que, no decorrer dos próximos meses, será o alvo de intervenções da Prefeitura para aumento da segurança viária.

As avenidas escolhidas receberam faixas, voltadas aos motoristas, informando o número de vítimas fatais e não fatais das ocorrências em cada endereço. O objetivo da campanha é a chamar a atenção dos motoristas para a necessidade de respeitar os limites de velocidade e sensibilizar para o fato de que toda vida perdida no trânsito gera consequências negativas, de modo que nenhuma morte é aceitável.

A avenidas Aricanduva e Senador Teotônio Vilela, com 141 e 123 vítimas, juntamente com a estrada de Itapecerica com 139 foram as vias escolhidas pela campanha com mais vítimas fatais e não fatais em São Paulo, no ano de 2018. As avenidas Engenheiro Armando de Arruda Pereira (56), Cruzeiro do Sul (47) e Nordestina (45) fecham lista da iniciativa

A Prefeitura apresentou em abril o Plano de Segurança Viária, que tem na comunicação e na educação de trânsito parte da sua base. A medida tem como objetivo de transformar São Paulo em uma das cidades com tráfego mais seguro do mundo. O documento norteia a execução de políticas públicas para a redução de ocorrências graves e mortes no trânsito até 2028.

O programa Vida Segura é baseado no Visão Zero, que parte da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito. Criado na Suécia em 1997, esse conceito já é usado como referência para planos de segurança viária de longo prazo em cidades como Nova York (Estados Unidos), Cidade do México (México), Bogotá (Colômbia) e desde abril, São Paulo.

Projetos

Além das ações de comunicação e educação, essas áreas com altos índices de vítimas receberão até 2020 intervenções da SMT, dentro do Plano Vida Segura, para aprimoramento da segurança viária.

A Estrada de Itapecerica, a Avenida Dona Belmira Marin e a Avenida Senador Teotônio Vilela, são algumas das vias que terão a implantação do programa Via Segura, que prevê iniciativas como soluções semafóricas, rearranjos na geometria de pontos das vias e revitalização semafórica, de acordo com o diagnóstico de problemas verificados em cada uma delas.

Trechos das avenidas Cruzeiro do Sul, Marechal Tito e Avenida Nordestina vão adquiri melhorias previstas nas Áreas Calmas de Santana (Cruzeiro do Sul) e São Miguel (Marechal Tito e Nordestina), prioritárias no cronograma do Vida Segura. As Áreas Calmas têm a proposta de aumentar a segurança viária em regiões onde se concentram atividades comerciais e de serviços com fluxo intenso de veículos e movimentação de pedestres, com ações de acalmamento de tráfego e readequação dos limites de velocidade.

A Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira receberá uma intervenção inicial para requalificação do espaço urbano nas imediações do Metrô Conceição, provendo melhores condições para travessia de pedestres.

Outras avenidas terão projetos de segurança implantados junto com as obras de conexão cicloviária previstas para essas localidades.