Publicado em

CAMPINAS

A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) de Campinas assinou nesta semana o primeiro contrato para fornecimento de água de reúso. A partir de 1 de setembro, a Bres Viracopos Empreendimentos Imobiliários Ltda. comprará 100 mil litros/dia de água produzida pela Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) Capivari II para o trabalho de compactação do solo e terraplenagem. O contrato terá validade de um ano e a água será transportada por caminhões-pipa.

De acordo com o diretor Comercial da Sanasa, Luiz Carlos de Souza, o interesse partiu da Bres Viracopos. "Existem outras interessadas em utilizar a água de reúso, a Odebrecht já nos procurou, pois pretende utilizar a água produzida na Epar para compactar o solo nas obras executadas na marginal da Rodovia Dom Pedro", citou. A Unicamp, segundo ele, também demonstrou interesse em comprar esta água para regar os jardins da universidade.

A Sanasa já fornece para a Prefeitura de Campinas 300 mil litros de água por mês para regar os jardins e lavar as feiras livres e vias da cidade. "Com mais este contrato, passaremos a distribuir 400 mil litros de água de reúso mensais", calcula o diretor Comercial.

A Sanasa é uma das primeiras empresas de saneamento da América Latina a produzir água de reúso sem o uso de produtos químicos.