Publicado em

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) - Núcleo Campinas promovem no próximo dia 15 o evento “CLICK – Inovação Disruptiva” sobre biomimética.

Referência internacional no tema, Alessandra Araújo, fundadora da Bio Inspirations, vai ensinar como podemos nos inspirar na natureza, por meio da biomimética, para idealizar e implementar a inovação nas empresas. A Bio Inspirations é a primeira empresa brasileira com foco em biomimética, ferramenta de inovação que busca transformar a forma de pensar e criar produtos e serviços.

Para a especialista, a criação com biomimética é realizada como o princípio operacional da vida e garante um produto ou processo que tem a evolução de 3,8 bilhões de anos como base de sucesso e com conceitos que estão acima dos mais conhecidos valores de sustentabilidade.

“A biomimética permite ter inspirações completamente novas e disruptivas que naturalmente promovem criação de processo e produtos inovadores”, diz Alessandra. A definição de biomimética está ligada à criatividade e também aos processos de cocriação.

O processo de cocriação ocorre quando as pessoas estão alinhadas com o desafio e a solução emerge. O conceito utiliza uma ferramenta chamada Biomimicry Thinking, – metodologia por trás desta ciência – que propõe um novo olhar para conduzir projetos, propondo soluções surpreendentes, inovadoras e conscientes, e pode ser a resposta para as empresas que buscam inovar em seus produtos, sistemas, processos ou materiais e se diferenciar no mercado gerando impacto positivo e retorno financeiro.

Em um momento em que o consumidor está mais preocupado com as questões ecológicas e o consumo, Alessandra diz que o varejo pode inovar usando técnicas de biomimética de diferentes formas, desde logística, ajuste de demandas, embalagens e processos de comunicação. “A natureza faz tudo isso o tempo todo. Não estamos acostumados a ter estas ‘lentes’ e a enxergar. Uma vez que olhamos os processos naturais e organismos passamos a ter muitas inspirações de como fazer com mais eficiência. Afinal, na natureza produzir e ter matéria é muito custoso, por isso não há desperdícios ou excessos”, explica.

Segundo Alessandra, cada vez mais empresas olham para a natureza a em busca de ideias para resolver desafios complexos. Este é o conceito de biomimética, ou seja, a inspiração na natureza para criação de produtos e tecnologias. Do velcro ao o trem-bala, são inúmeros os casos que utilizaram a natureza como principal inspiração para o sucesso.

Evento

A 6ª edição da Semana de Negócios de Empreendedorismo (SNE) é uma iniciativa da Acic, em parceria com a Softex - Núcleo Campinas. Tradicional na cidade e região, a Semana faz parte das comemorações globais do Mês do Empreendedor, e marca presença em Campinas, trazendo à cidade grandes cases de sucesso e de inovação que acontecem em todo Brasil.

Este será o primeiro de uma série de sete eventos que estão programados para ocorrer durante a 6 ª Semana de Negócios e Empreendedorismo, que será realizada entre os dias 15 e 19 de outubro no Vitória Hotel Concept Campinas das 8h às 12h e das 18h às 22h.

As inscrições para a Semana podem ser realizadas direto pelo endereço eletrônico, no site da SNE: www.semanane.com, ou por telefone: (19) 2104-9200; no link do WhatsApp; ou por e-mail: atendimento@acicampinas.com.br.