Publicado em

O Aeroporto Internacional de Viracopos é o primeiro concedido do país a obter a certificação ISO 9001, em sua nova versão 2015. A avaliação se refere ao escopo “Gestão da infraestrutura e serviços aeroportuários para a logística de carga e embarque e desembarque de passageiros”.

Viracopos também é destaque no item que avalia a pontualidade: é o 12º mais pontual do mundo entre os terminais considerados médios no quesito de movimentação de passageiros, de acordo com o ranking da consultoria inglesa OAG, divulgado neste mês.

Em 2017, o aeroporto registrou 83,14% dos voos dentro do horário, com tolerância de 15 minutos de atraso. Na mesma categoria, de transporte entre cinco a dez milhões de passageiros/ano, o campeão de pontualidade foi o de Birmingham, na Inglaterra, com 94,9%.

Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, um conjunto de ações levou o aeroporto a ser considerado um dos mais pontuais do mundo. Ele destaca a eficiência dos processos operacionais das companhias aéreas que tiveram um papel importante nesta classificação. “A maior delas, a Azul, com seu hub sediado em Viracopos, consegue atuar de forma rápida na substituição de aeronaves e tripulação em casos de contratempo operacional.”

Mota também destacou a localização geográfica privilegiada de Viracopos. As condições meteorológicas favoráveis do sítio aeroportuário, com ventos constantes em direções fixas e a baixa ocorrência de nevoeiros, fazem com que Viracopos tenha o melhor índice no Brasil de desempenho operacional de abertura/fechamento do aeroporto para pousos e decolagens.

ISO 9001

O Terminal de Cargas já é certificado desde 2013, tendo este ano sua primeira renovação na versão 2015. A ISO 9001 é um conjunto de normas sobre gestão da qualidade e pode ser aplicada à empresas, produtos e serviços, com o objetivo de auxiliar no aumento de sua eficiência e satisfação do cliente. As normas ISO são atualizadas a cada cinco anos.

Para o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, a certificação reflete o empenho de todos os colaboradores.“Os resultados são fruto de gestão empresarial focada no esforço permanente para melhorar os serviços oferecidos aos nossos clientes”, disse. “Criamos uma política de análise da pesquisa de passageiros e essa se tornou a principal ferramenta desta evolução na qual o passageiro é o foco das nossas atenções”, concluiu.

O Aeroporto de Viracopos também possui uma moderna infraestrutura aeroportuária, que atende com folga a demanda de passageiros e movimento de aeronaves. A capacidade superior de seus pátios, portões, canais de inspeção de raio-x e balcões de check-in permite um atendimento imediato das necessidades das empresas aéreas e do fluxo de passageiros, mesmo em momentos de pico de demanda ou contingências operacionais. Infraestrutura que evita, por exemplo, que o atraso na saída da aeronave cause um efeito cascata nos voos seguintes.