Economia

Mudou de celular ou e-mail? Saiba como alterar sua chave do PIX

As chaves podem ser o CPF e/ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória, entre números e letras, com 32 dígitos

O Pix é o novo pagamento criado pelo Banco Central, sendo uma forma de transferir dinheiro de maneira instantânea. Trata-se de uma alternativa gratuita para serviços como o Doc e TED. Uma chave do Pix serve como um endereço para a sua conta, uma identificação. Assim, ao cadastrar coisas que podem  eventualmente mudar, como o e-mail ou número de celular, o cliente pode ver  a necessidade de alterar sua chave do Pix.

 

O que é o Pix?

O Pix é um sistema e funcionalidade disponível em aplicativos de bancos e fintechs onde a pessoa já tem conta. Após cadastrar, ele torna as transferências mais ágeis que o DOC/TED, e pode ser feito sete dias por semana, 24 horas por dia. Além disso, também promete realizar as operações em apenas 10 segundos. Contudo, os demais modos de pagamento continuam valendo. Dessa forma, o pagamento instantâneo é mais uma modalidade. Entre os objetivos do Pix, de acordo com o Banco Central, está a intenção de aumentar a competitividade do mercado, baixar o custo para os clientes, incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo e promover a inclusão financeira.

 

Como alterar sua chave do PIX?

Pessoas podem acabar cadastrando chaves que podem, eventualmente, mudar. Esse é o caso de chaves como o e-mail ou número de celular. Por isso, é possível cancelar ou alterar a chave do Pix caso deixe de usar o e-mail ou, então, trocar o número do celular. Portanto, o cliente ou usuário deve cancelar a chave antiga. Para isso:

  1. Acessar o aplicativo do banco no celular ou no internet bankink, no computador;
  2. Acessar "Minhas chaves" na categoria Pix;
  3. Excluir a chave cadastrada originalmente;
  4. Faça o registro da nova chave.

Cada pessoa pode ter até cinco chaves para cada conta bancária. Contudo, não é possível cadastrar a mesma chave do Pix em mais de um banco. Entretanto, dentre as opções, acredita-se ser mais seguro cadastrar o número do CPF como chave. As chaves podem ser o CPF e/ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória, entre números e letras, com 32 dígitos.

 

Leia também:

Saiba como se cadastrar no Pix e aderir ao novo sistema

Pix para pagar jogos de loteria: saiba como funciona

Última modificação em 28/07/2022 12:48

Compartilhe