Auxílio emergencial não caiu? Saiba como recuperar o pagamento

Em 2021, o auxílio emergencial deve ser pago até dezembro, em parcelas de até R$ 250. 

O seu auxílio emergencial não caiu na conta? Veja aqui o que pode ter acontecido e o que fazer para recuperar o pagamento. Em 2021, o benefício deve ser pago até dezembro, em parcelas de até R$ 250.

O que fazer se o meu auxílio não caiu?

Por que o auxílio emergencial não caiu? Você pode estar fazendo essa pergunta agora, depois de ver que a terceira parcela do auxílio emergencial 2021 ainda não entrou no aplicativo Caixa Tem.

E isso não está acontecendo só com você, outros beneficiários também estão sentindo dificuldade com a parcela do auxílio emergencial que não caiu ainda.

O dinheiro é depositado conforme calendário previamente anunciado pela Caixa e a data vai de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Primeiro é transferido o valor do auxílio para o aplicativo Caixa Tem, para depois de liberado o saque, o cidadão conseguir sacar o dinheiro ou transferir para outra conta corrente.

Então, o primeiro passo é conferir o calendário de liberação do auxílio emergencial.

Calendário da terceira parcela do auxílio emergencial

A sexta parcela do auxílio emergencial para o público em geral é depositada na poupança social, ou seja, na Caixa Tem, seguindo o mês de nascimento do beneficiário. Veja as datas abaixo:

Nascidos em janeiro:  recebem dia 1 de setembro

Nascidos em fevereiro: recebem dia 2 de setembro

Nascidos em março: recebem dia 3 de setembro

Nascidos em abril: recebem dia 6 de setembro

Nascidos em maio: recebem dia 9 de setembro

Nascidos em junho: recebem dia 10 de setembro

Nascidos em julho: recebem dia 13 de setembro

Nascidos em agosto: recebem dia 14 de setembro

Nascidos em setembro: recebem dia 15 de setembro

Nascidos em outubro: recebem dia 16 de setembro

Nascidos em novembro: recebem dia 17 de setembro

Nascidos em dezembro: recebem dia 20 de setembro

Já para beneficiários do Bolsa Família o calendário segue o número final do NIS, veja:

NIS com final 1: 17 de setembro

NIS com final 2: 20 de setembro

NIS com final 3: 21 de setembro

NIS com final 4: 22 de setembro

NIS com final 5: 23 de setembro

NIS com final 6: 24 de setembro

NIS com final 7: 27 de setembro

NIS com final 8: 28 de setembro

NIS com final 9: 29 de setembro

NIS com final 0: 30 de setembro

Como verificar se o auxílio emergencial caiu na Caixa Tem?

O primeiro passo é entrar no seu aplicativo Caixa Tem, no canto superior, na tela de menu, você vai clicar na opção "mostrar saldo". O esperado é que o saldo aparece de forma automática e sempre atualizado. Se você tiver dúvidas quanto ao valor trazido no campo, basta clicar em "extrato". Assim como qualquer extrato bancário, nesta opção você vai ver o histórico de uso das parcelas do auxílio emergencial.

Se não tiver caído a parcela do seu auxílio emergencial pode ser que o aplicativo esteja instável. O que se justifica devido ao alto número de usuários. Neste caso, o beneficiário deve primeiro verificar sua conexão com a internet, também é fundamental atualizar o aplicativo, porque ele pode apresentar erros se você estiver usando uma versão desatualizada.

Se de tudo o seu aplicativo ainda não trouxe o saldo atualizado, reinicie o seu celular, e tente acessar o aplicativo Caixa Tem mais uma vez.

Mas atenção, tente evitar horários de pico, esta é uma orientação da própria Caixa porque logo quando um valor é liberado, muitas pessoas acessam no mesmo momento.

Por que meu auxílio não caiu?

Pode ser que o seu problema não seja na conexão da internet nem no aplicativo, mas sim no atraso mesmo do pagamento da parcela. Usuários do Caixa Tem relatam, desde o começo do programa, ainda em 2020, que o sistema se mostra bastante instável.

O beneficiário precisa saber se o problema é com a Caixa ou com o Governo Federal, isso porque apesar da responsabilidade do pagamento vir da Caixa Econômica Federal, o dinheiro do auxílio sai do Ministério da Cidadania.

Onde reclamar que o meu auxílio emergencial ainda não caiu?

Se você tentou reiniciar o aplicativo ou esperou passar o horário de pico para movimentar o Caixa Tem e ainda assim o seu auxílio emergencial não entrou, você pode verificar o andamento do auxílio emergencial pelo site da Caixa, clicando: https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio. Ali você terá de colocar sua data de nascimento, CPF, nome completo e o nome da sua mãe.

O segundo local onde você pode reclamar sobre o auxílio emergencial é pela Dataprev, no site: https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/, na página do Ministério da Cidadania pelo link: https://www.gov.br/cidadania/pt-br ou ainda pelo telefone, ligando na central da Caixa 111.

É importante também reunir provas de que você não recebeu, como prints da tela, salvar solicitações feitas pelos sites e links acima e até horário e protocolo das chamadas telefônicas.

Só posso receber o auxílio pelo Caixa Tem?

Sim, o pagamento do auxílio emergencial entre outros benefícios e programas do Governo Federal só podem ser feitos através do Caixa Tem. No fim de 2020, o Governo sancionou a lei que permite que as poupanças digitais, como a do aplicativo Caixa Tem sejam usadas não só para pagar o auxílio emergencial, como também para que trabalhadores recebam benefícios previdenciários e trabalhistas, como o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e abono salarial.

Desde abril de 2021, o seguro-desemprego também passou a ser pago pelas contas poupança digitais movimentadas pelo Caixa Tem.

Além de conseguir pagar boletos bancários, o beneficiário pode movimentar pelo aplicativo o pagamento de contas de casa e fazer compras com o cartão de débito virtual, como o que dá direito aos prêmios desta campanha, por meio de código QR.

O valor do auxílio emergencial entra no Caixa Tem na data do calendário, e através da conta digital, o beneficiário pode fazer movimentações como pagar boletos e fazer compras. Só não consegue transferir para outra conta. A liberação para transferências só acontece quando a Caixa libera o saque.

Leia também: Quem precisa devolver o auxílio emergencial? Veja como fazer

Você pode gostar também
10 Comentários
  1. Avatar de léa gonçalves

    Sou mãe solteira ,sou do mês de maio e meu auxílio foi bloqueado ,não consigo contestar dizer que o prazo de contestação expirou .
    Como algo expirar menos de um mês .
    Só soube cinco dias após no cai que tava bloqueado .

    1. Avatar de davi
      Davi Diz

      Uma droga de sistema

      1. Avatar de gilse mari rohrbarch
        Gilse Mari Rohrbarch Diz

        Não entendi pq meu auxilio foi bloqueado não tenho renda desde a pandemia…nao mudou nada e la eles dizem em( contestar)que minha renda é maior q meio salario..??????? Como ???se nao mudou nada..e eles nem dao chance..da gente se defender 😪

  2. Avatar de davi
    Davi Diz

    Ta virando palhaçada em um site que diz para ligar no 111, agora nada que se refere a prestação de serviço ao povo funciona

  3. Avatar de davi
    Davi Diz

    Uma droga de sistema

  4. Avatar de clestina
    Clestina Diz

    Meu auxílio ñ caiu a 4 parcela sou de dezembro era pra ter caído na sexta

    1. Avatar de barbara
      Barbara Diz

      Meu auxílio também não caiu a 4 parcela, também sou de dezembro.
      Consultei aparece que foi enviado para a caixa mas até hj nada .

      1. Avatar de juliana júlio dos santos
        Juliana Júlio dos Santos Diz

        Cortaram meu auxílio mesmo estando grávida desempregada hoje não tenho nehum salário por que o governo favorece quem não precisa .
        Hoje não posso trabalhar na roça pois estou gravida minha gravidez é de risco e não consigo contestar pelo site .
        Moro em tarabai não recebo bolsa família não recebo nada .esse governo é injusto só favorece quem eles quer.

  5. Avatar de barbara
    Barbara Diz

    Meu auxílio também não caiu a 4 parcela, também sou de dezembro.
    Consultei aparece que foi enviado para a caixa mas até hj nada .

  6. Avatar de valdercy conceição silva
    Valdercy conceição silva Diz

    Meu auxílio não caiu tá dizendo que tá na conta mais quando vou sacar diz sem saldo e estou desempregada e consultei estou no cadunico o que faço

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes