Economia

Calendário de saque 7 parcela auxílio emergencial: veja as datas

Esse pagamento será depositado durante o mês de outubro e, até agora, se refere à última parcela do auxílio emergencial em 2021

A Caixa Econômica Federal já liberou as datas do calendário de saque 7 parcela do auxílio emergencial. Até o momento, este será o último pagamento do benefício a ser realizado em 2021, então, veja a seguir quando você vai poder ter acesso ao dinheiro em espécie.

Quem preferir também poderá fazer a transferência de valores que serão depositadas na conta poupança social digital durante o mês de outubro. Confira! 

Vai ter 7 parcela do auxílio emergencial 2021?

O pagamento da 7ª parcela do auxílio emergencial já está confirmado. Segundo o calendário atualizado da Caixa Econômica Federal, o depósito está previsto para começar no dia 18 de outubro. Recebem primeiro as pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família e, dois dias depois, será a vez do público geral. 

Então, a partir do dia 20 de outubro as pessoas que se cadastraram para receber o auxílio emergencial através do site ou aplicativo Caixa Tem, assim como aqueles que possuem o CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais do governo federal) terão a 7ª parcela creditada em sua conta digital. 

Esse ciclo se estenderá até o dia 31 de outubro, assim, os beneficiários que possuem direito de receber a última parcela receberão informações sobre o auxílio através de mensagens enviadas pela Caixa Econômica Federal pelo WhatsApp. Desta forma, é possível ter acesso a todos os detalhes sobre as datas do pagamento e da liberação do saque e transferências.  

Relacionado | Auxílio Emergencial calendário 2021: veja os pagamentos de outubro

Quando posso sacar meu auxílio emergencial?

A liberação do calendário de saque 7 parcela do auxílio emergencial acontecerá de acordo com dois calendários diferentes. O primeiro será voltado aos inscritos no Bolsa Família, que podem sacar o dinheiro de forma imediata. Portanto, se você faz parte desse grupo poderá ter acesso ao dinheiro de acordo com o seguinte calendário de saque da 7 parcela: 

  • Quem possui NIS com final 1: pode sacar dia 18 de outubro
  • Quem possui NIS com final 2: pode sacar dia 19 de outubro
  • Quem possui NIS com final 3: pode sacar dia 20 de outubro
  • Quem possui NIS com final 4: pode sacar dia 21 de outubro
  • Quem possui NIS com final 5: pode sacar dia 22 de outubro
  • Quem possui NIS com final 6: pode sacar dia 25 de outubro
  • Quem possui NIS com final 7: pode sacar dia 26 de outubro
  • Quem possui NIS com final 8: pode sacar dia 27 de outubro
  • Quem possui NIS com final 9: pode sacar dia 28 de outubro
  • Quem possui NIS com final 0: pode sacar dia 29 de outubro

Qual é o calendário de saque da 7 parcela para público geral?

O público geral somente terá acesso ao dinheiro depois da liberação do seu segundo calendário. Nesse grupo estão incluídos os trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores individuais (MEI) sem renda suficiente para seu sustento. Geralmente, esses beneficiários aguardam cerca de duas semanas para retirar o dinheiro.

Vale lembrar que a Caixa Econômica Federal fará liberação do calendário de saque da 7 parcela de forma escalonada, seguindo o mês de nascimento do beneficiário. Então, veja abaixo ao calendário de saque  da 7 parcela e saiba quando você vai poder retirar o dinheiro ou fazer transferências para outras contas: 

  • Nascidos em janeiro: podem sacar dia 1º de novembro
  • Nascidos em fevereiro: podem sacar dia 3 de novembro
  • Nascidos em março: podem sacar dia 4 de novembro
  • Nascidos em abril: podem sacar dia 5 de novembro
  • Nascidos em maio: podem sacar dia 9 de novembro
  • Nascidos em junho: podem sacar dia 10 de novembro
  • Nascidos em julho: podem sacar dia 11 de novembro
  • Nascidos em agosto: podem sacar dia 12 de novembro
  • Nascidos em setembro: podem sacar dia 16 de novembro
  • Nascidos em outubro: podem sacar dia 17 de novembro
  • Nascidos em novembro: podem sacar dia 18 de novembro
  • Nascidos em dezembro: podem sacar dia 19 de novembro

Pode sacar o auxílio emergencial depois da data?

Os saques do auxílio emergencial possuem um prazo estabelecido pelo governo federal. Portanto, os beneficiários precisam ficar atentos ao período para poder sacar a 7ª parcela do seu benefício.

Segundo o Decreto nº 10.661/21, que regulamenta os pagamentos de 2021, a retirada do dinheiro da conta poupança social digital deve ser feita em até quatro meses (120 dias)Esse prazo é contado após a liberação do crédito na conta digital do beneficiário.

Sendo assim, os recursos que não forem sacados durante este prazo ou não forem movimentados através do Caixa Tem, retornarão para a União. Com isso, o beneficiário perderá o direito de receber a parcela em questão. 

Vai ter extensão do auxílio emergencial?

A 7ª parcela do auxílio emergencial é a terceira e última da prorrogação que foi feita pelo governo federal em julho. Mas estão crescendo as expectativas para que o benefício seja novamente postergado e dessa vez, poderá se estender até 2022. Isso pode acontecer principalmente devido à dificuldade de implementação do Auxílio Brasil - o novo programa de transferência de renda brasileiro. 

Integrantes da ala política defendem a continuidade do benefício, além do aumento do valor. Atualmente, os cidadãos que estão aptos a receber o auxílio emergencial têm direito de receber parcelas cujo valor varia entre R$ 150 e R$ 375. O pagamento é feito conforme o perfil familiar. 

No entanto, a nova prorrogação ainda enfrenta a resistência de parte da equipe econômica, principalmente do ministro da Economia Paulo Guedes que continua defendendo o início do pagamento do Auxílio Brasil. A previsão é de que esse novo programa atenda às famílias a partir de novembro. A iniciativa tem como objetivo substituir o Bolsa Família e e beneficiar maior número de pessoas em vulnerabilidade social. 

 

Última modificação em 22/07/2022 11:37

Compartilhe