Aviso prévio: como funciona e como é feito o pagamento

Nas relações de emprego, quando uma das partes deseja rescindir, sem justa causa, o contrato de trabalho por prazo indeterminado, obrigações legais devem ser tomadas para o procedimento

Muitas dúvidas se criam a respeito das formalidades que devem ser realizadas quando um trabalhador quer ou precisa deixar seu emprego. Regulamentado pela Lei nº 12.506, de 2011, o aviso prévio é um procedimento que as partes trabalhistas devem seguir para rescindir sem justa causa o contrato de trabalho. Confira a seguir tudo sobre o tema!

 

O que é o aviso prévio?

O aviso prévio é uma determinação legal e obrigatória que deve ser seguidas  no momento em que um contrato de trabalho é encerrado, seja por decisão do funcionário ou da própria contratante. É a comunicação por escrito na qual uma das partes, seja o empregado ou o empregador, informa a outra sobre o fim da relação trabalhista. O comunicado deverá ser efetuado com prazo mínimo de 30 dias para contratos que tenham até um ano de vigência.

 

Quando é obrigatório?

O aviso prévio é obrigatório em toda rescisão de contrato de trabalho, cujas regras estão estabelecidas pelo art. 487 da CLT e pela Lei 12.506/2011.

 

Quem pode pedir o aviso prévio?

Todo funcionário pode e deve pedir o aviso prévio, menos o funcionário que for demitido por justa causa, que perde o direito. 

Quais são os tipos de aviso prévio?

Existem três tipos principais de aviso prévio: trabalhado; indenizado; e cumprido em casa. Como cada um deles acontece em um tipo específico de demissão, possuem regras diferentes. 

Aviso prévio trabalhado

Este é o mais comum. Ele exige que o funcionário continue exercendo suas funções na empresa durante o tempo determinado. Se o funcionário for demitido, ele pode escolher se irá ou não cumprir. Caso escolha não trabalhar, ele corre o risco de ter seu salário descontado no momento da rescisão.

Se ele optar por continuar trabalhando, o funcionário tem o direito de escolher se quer trabalhar duas horas a menos por dia ou não trabalhar por 7 dias ao final do prazo.

 

Aviso prévio indenizado

Já o indenizado acontece quando o período é pago, mas não trabalhado. Se o funcionário pede demissão, mas não pode ou não quer cumprir o aviso, e o patrão não o dispensa da obrigação, o trabalhador terá o valor desse mês descontado das verbas rescisórias (como saldo de salário, 13º e férias proporcionais e o próprio aviso prévio).

No caso do desligamento sem justa causa, o patrão pode liberar o funcionário do cumprimento de mais 30 dias de trabalho, mas continua obrigado a indenizar o empregado.

 

O que é o aviso prévio proporcional?

Em 2011, a Lei 12.506 passou a disciplinar o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço que se soma ao prazo mínimo de 30 dias que todos os trabalhadores têm direito. A lei de 2011 apontou que devem ser acrescidos três dias para cada ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 dias. Use a seguinte fórmula para calcular:

Aviso Prévio = 30 + (número de anos completos trabalhados x 3). No caso de 21 anos trabalhados, temos: 30 + (21 x 3 = 63). Como o máximo de dias acrescidos permitido pela lei é de 60, o total considerado para o cálculo será: 30 + 60= 90.

Mas, atenção: segundo o Tribunal Superior do Trabalho, o direito ao aviso prévio proporcional só é válido nas rescisões dos contratos de trabalho que ocorreram a partir de 13 de outubro de 2011, data de publicação da lei. As rescisões anteriores a essa data têm direito ao aviso prévio de apenas 30 dias.

 

Quanto tempo dura o aviso prévio?

O funcionário permanecerá trabalhando na empresa por um período determinado. Dessa forma, ambas as partes podem se preparar para essa saída. Se a demissão partir do funcionário, ele tem que cumprir 30 dias da sua jornada integral, a menos que seu contratante o dispense do serviço.

Caso um patrão demita alguém sem justa causa, ele terá de pagar os 30 dias fixos mais três dias para cada ano trabalhado. O empregado então pode escolher se os 30 dias fixos serão trabalhados ou se receberá remuneração por indenização. Então, no máximo, o trabalhador pode receber até 90 dias pagos: 

    30 dias fixos indenizados + até 60 dias proporcionais pagos.  30 dias fixos trabalhados + até 60 dias proporcionais pagos.

 

Qual o valor que o trabalhador recebe? 

O mês de aviso prévio vale a mesma quantia que o valor da última remuneração do empregado que inclui: 

    Salário  Gratificação de função, se houver  Comissões pagas pelo empregador  Horas extras habituais  Adicionais noturnos, de periculosidade e insalubridade, se houver

O pagamento do aviso prévio trabalhado deve ser feito no dia da rescisão do contrato de trabalho.

 

Quais documentos entregar?

O trabalhador deve entregar o pedido de demissão ao empregador. Já o empregador deve dar a carta de dispensa e o TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho), que marca a data do aviso prévio e do afastamento ao empregado. É na própria carta de dispensa que o empregador comunica se dispensa o funcionário do cumprimento do aviso prévio ou apresenta as alternativas para o empregado escolher como vai cumprir. Ao fim do aviso prévio, o empregado deverá fornecer a carteira de trabalho ao empregador, para a baixa do contrato de trabalho.

 

Quais as consequências do não cumprimento?

Se o empregador não der o aviso prévio, ele dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço. A falta do aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao respectivo prazo.

O que fazer se a empresa não pagar?

Se a empresa não pagar ou conceder este direito, o trabalhador pode acionar a Justiça trabalhista para conseguir a indenização do aviso prévio, integração ao tempo de serviço e sua projeção em todas as demais parcelas salariais. Além do aviso, é possível cobrar juros e correção monetária e ainda multa de mais um salário por causa do atraso.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes