Como é a redução de jornada de trabalho 2021 da empregada doméstica

A redução de jornada de trabalho 2021 para empregada doméstica e outros trabalhadores está prevista na Medida Provisória nº 1045.

Ao firmar acordo de redução de jornada ou suspensão de contrato, as empregadas domésticas passam a receber o benefício emergencial. Além disso,  têm o emprego garantido por um período e recebem indenização em caso demissão. A redução de jornada de trabalho 2021 da empregada doméstica e de outros trabalhadores está prevista na Medida Provisória nº 1045.

Para entender a situação, vale conhecer as regras dessa nova rodada do programa de manutenção do emprego e da renda, bem como saber como ocorre a redução, como fica a remuneração e a  maneira de consultar o BEm.

A empresa doméstica pode ter a jornada reduzida?

Assim como as pessoas que trabalham em empresas, as empregadas domésticas também podem ser afetadas pela redução de jornada de trabalho e suspensão de contrato de 2021. Empregados com jornada parcial e jovens aprendizes são outras modalidades que entram no programa.

A empregada doméstica gestante pode ter sua jornada reduzida, é o que diz o artigo 13 da MP nº 1045: “A empregada gestante, inclusive a doméstica, poderá participar do Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, observadas as condições estabelecidas nesta Medida Provisória”.

Com a redução de jornada, a trabalhadora passa a receber uma parte de seu salário e outra parte do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, o BEm, que é pago pelo governo. Já no caso da suspensão, ela recebe apenas o benefício emergencial.

Como fazer a redução de jornada 2021 da empregada doméstica?

Para obter a redução jornada de trabalho 2021 da empregada doméstica, o empregador deve primeiro firmar um acordo coletivo ou acordo individual escrito. Depois disso, há o prazo de dez dias para comunicar o Ministério da Economia. Esse mesmo período vale para enviar comunicado ao sindicato da categoria, no caso de optar pelo acordo individual.

Na prática, o empregador deve acessar o portal de serviços do Ministério da Economia e fazer login com a conta Gov.br, que reúne os serviços digitais do governo federal. Em seguida, deve buscar pelo serviço “Benefício Emergencial” para conseguir aderir ao programa de redução de jornada e suspensão de contrato.

Quais as regras da redução jornada de trabalho 2021 para empregada doméstica?

As empregadas domésticas podem participar do programa de manutenção do emprego e da renda pelo prazo previsto na MP. São 120 dias, contados a partir de sua publicação no dia 28 de abril. Então, o empregador tem esse período para solicitar um acordo, mas o prazo pode ser prorrogado.

Outra regra da redução da jornada de trabalho 2021 para empregada doméstica é a preservação do valor do salário-hora para calcular a remuneração. Ao passo que, ao fim do prazo definido em acordo, a empregada volta a sua jornada de trabalho e salário normal.

Se na situação de contrato de trabalho suspenso, a funcionária mantiver as suas atividades profissionais, seu empregador deverá pagar de modo imediato a remuneração e os encargos sociais do período. Além de sofrer as penalidades da lei e as sanções previstas no acordo.

Mais uma definição do programa é a garantia provisória do emprego. Na prática, a empregada doméstica tem seu trabalho garantido pelo tempo que teve a jornada reduzida. Se a redução for de dois meses, terá o seu trabalho por mais dois meses após o fim do acordo. O mesmo acontece com a suspensão de contrato.

No entanto, pode acontecer do empregador demitir durante o período de estabilidade, nessas situações a trabalhadora recebe uma indenização que pode chegar até 100% do salário que teria direito nesse período de estabilidade.

Remuneração da trabalhadora na redução de jornada

Como dito, na redução da jornada de trabalho 2021 da empregada doméstica há o pagamento de uma parte do salário e de outra parte do BEm. As quantias variam de acordo com o percentual de redução. Veja as possibilidades:

  • Redução de 25%: funcionário recebe 75% de seu salário e 25% da parcela do BEm;
  • Redução de 50%: funcionário recebe 50% do seu salário e 50% da parcela do BEm;
  • Redução de 70%: funcionário recebe 30% do seu salário e 70% da parcela do BEm.

Para as suspensões de contrato, ocorre o pagamento mensal de toda a parcela do BEm. O valor desse benefício nada mais é do que a quantia a que a trabalhadora teria direito a receber do seguro-desemprego em uma demissão sem justa causa. Para a empregada doméstica esse benefício é de um salário mínimo, ou seja, R$ 1,1 mil em 2021.

Sendo assim, para saber o valor da remuneração na redução de jornada, basta calcular o percentual devido do salário do empregador com a quantia do benefício emergencial.

A primeira parcela do BEm será paga no período de 30 dias, contados a partir da data em que o acordo for firmado. Para consultar as liberações das parcelas, a trabalhadora pode acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Depois de fazer login com CPF e senha, basta clicar em "Benefícios" e depois em “Consultar” no item relacionado ao benefício emergencial.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes