Economia

Como corrigir o erro cadastral PIS do Bolsa Família - Principais dicas

Para corrigir o erro cadastral PIS do Bolsa Família, a orientação é atualizar os dados de cadastro do Bolsa Família.

A informação sobre erro de cadastro do Programa de Integração Social (PIS), pode preocupar cidadãos que fazem a consulta para saber se foram aprovados no Bolsa Família ou verificar dados sobre os benefícios devidos. Essa verificação pode ser feita por meio do sistema de Consulta Pública do programa, a partir do número de CPF. Então, é preciso corrigir o erro cadastral PIS do Bolsa Família para conseguir consultar as informações de pagamento.

O  Número de Identificação Social (NIS), que é o mesmo do PIS, é usado pelos beneficiários do Bolsa Família para cadastrar uma senha no cartão do programa e para consultar a liberação de saque dos pagamentos. Por isso, é importante ter as informações de cadastro atualizadas para conseguir acessar os benefícios.

O que significa erro cadastral PIS do Bolsa Família?

Ao fazer consulta sobre o pagamento do Bolsa Família, alguns beneficiários podem se deparar com a mensagem de “erro acesso arquivo cadastral PIS”. Isso acontece nos casos em que há algum dado incorreto no cadastro do PIS, bem como em caso de divergência entre informações da Receita Federal e do Número de Identificação Social (NIS).

O número do NIS é o mesmo do PIS, e serve como forma de identificação dos beneficiários do Bolsa Família. Apesar desses números serem iguais para o cidadão, eles são gerados em base de dados diferentes. O trabalhador recebe o número do PIS a partir da anotação do primeiro emprego na carteira de trabalho. Já o NIS é gerado a partir do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que dispõe de dados sobre famílias que recebem benefícios sociais, como é o caso do programa Bolsa Família.

Quem faz o cadastro desses números é a Caixa Econômica Federal. Ao passo que, os problemas com o PIS afetam o Bolsa Família e também alguns direitos trabalhistas, como o saque do FGTS, seguro-desemprego e abono salarial do PIS.

Como corrigir o erro cadastral PIS do Bolsa Família?

Para corrigir o erro cadastral PIS do Bolsa Família, a orientação é atualizar os dados de cadastro do Bolsa Família. Nesse sentido, a participação nesse programa é feita a partir de inscrição no Cadastro Único, sistema que reúne dados sobre famílias de baixa renda do país. Depois desse procedimento, os integrantes podem ser selecionados de modo automático para participar do Bolsa Família, caso atendam aos critérios do programa.

Assim como a inscrição no CadÚnico, a atualização dos dados também deve ser feita em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou em setor responsável pelo programa no município. Sendo assim, o responsável pela família, que é quem respondeu as perguntas do cadastro, deve ir até esse local e solicitar a atualização e verificação do cadastro.

Além do problema no PIS, a atualização também é recomendada em casos de mudança da situação da família. Como por exemplo, nascimento ou morte de alguém, mudança de endereço, alteração na renda mensal e entrada das crianças na escola. Mesmo sem novidades como essas, o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos para que seja feita a confirmação dos dados apresentados inicialmente. Caso a família não faça esse procedimento pode ser convocada para um processo de revisão cadastral.

Como consultar o PIS?

Há diferentes maneiras de verificar o número do PIS, isso porque essa sequência está indicada em diferentes documentos do cidadão. É possível encontrar o número na carteira de trabalho, no Cartão Cidadão e no extrato do FGTS.

Para quem não possui o número é possível fazer inscrição no PIS por meio de forma online. O usuário deve primeiro acessar o site do CNIS e clicar na opção “Cidadão”. Na tela seguinte, deve clicar em "Inscrição" e escolher a opção de "Filiado". Depois de preencher o formulário com os dados pessoais, o cidadão conseguirá visualizar o seu número do PIS.

Como saber o número do meu NIS do Bolsa Família?

Como dito, o NIS é um número que identifica os beneficiários do Bolsa Família e de outros programas sociais. Por isso, além de corrigir o erro cadastral PIS do Bolsa Família, vale saber qual é o número do NIS, que poderá ser solicitado para consultar os benefícios.

Para verificar o número do NIS pela internet, o cidadão pode acessar o site ou aplicativo Meu CadÚnico. Em seguida, será necessário preencher um formulário com informações de nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município. Ao apertar em “Emitir Certidão”, o cidadão fica sabendo qual é o seu NIS e visualiza outros dados sobre o sua inscrição no Cadastro Único. O número também está indicado no cartão do Bolsa Família.

Ademais, o próprio calendário de pagamentos do Bolsa Família leva em consideração o número do NIS dos beneficiários. O pagamento ocorre nos dez últimos dias úteis de cada mês e as famílias são divididas de acordo com o número final do NIS, sem considerar o dígito que vem após o traço.

 

Leia também:

Bolsa Família aprovado? Veja passo a passo para consultar

Cadastro Único: veja como funciona e como se inscrever

Última modificação em 26/07/2022 06:31

Compartilhe