Publicado em

A B3 passou a negociar ontem o primeiro ETF de Renda Fixa indexado à inflação do Brasil, o IMAB11 (ticker de negociação). O produto foi desenvolvido pelo Itaú Asset Management, apoiado pelo Tesouro Nacional, com a colaboração do Banco Mundial.

O produto replica a carteira do IMA-B, índice calculado pela Anbima, que reflete a carteira teórica dos títulos públicos indexados à inflação (juros reais). As cotas do ETF (Exchange Trade Fund, sigla em inglês para fundos negociados em bolsa de valores) são listadas na B3 de forma semelhante às ações.

Porém, ao adquirir tais cotas, o investidor, indiretamente, passa a deter todos os títulos de renda fixa que compõe a carteira teórica do índice de referência. Dessa forma, o ETF proporciona um investimento diversificado de uma maneira mais eficiente.

Para Gilson Finkelsztain, presidente da B3, a parceria deixa à disposição das corretoras e bancos mais um produto com foco nos investidores institucionais (assets, fundações e investidores estrangeiros) e investidores pessoas físicas. “A B3 enxerga um grande potencial no mercado de ETFs. Pensando nisso, nos últimos anos, trabalhamos em diversas iniciativas para potencializar o lançamento de ETFs de renda fixa na B3. Empréstimo de cotas e aceitação de suas cotas como garantia, são projetos que estão previstos em nosso roadmap de produtos para esse ano”, afirma Finkelsztain.

O ETF de renda fixa traz uma série de vantagens aos investidores: liquidez, uma vez que por ser negociado em bolsa pode ser comprado e vendido como se fosse uma ação; diversificação, com apenas uma transação o ETF proporciona o investimento em uma variada carteira de produtos financeiros; e transparência, com divulgação diária da composição da carteira do índice e formação de preço em bolsa.

A B3 é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil. Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Londres e Xangai, desempenha funções em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.