Publicado em

Empregado de carreira da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) há 13 anos, o superintende Giovani Machado tomou posse nesta segunda-feira, 24, na diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, que vinha sendo acumulada pelo atual presidente da EPE, Thiago Barral. O cargo foi ocupado anteriormente por Amílcar Guerreiro, hoje diretor-geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) da Eletrobras.

Bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e Mestre e Doutor em Planejamento Energético (Coppe/UFRJ), Machado também possui expertise em geopolítica e preços de petróleo e gás, planejamento de infraestrutura de gás natural, modelagem energética e projeção de demanda e oferta de energia, bem como planejamento, política e regulação do setor energético.

Ele atuou em várias instituições da área de energia, como a Lawrence Berkeley National Laboratory (LBNL), como pesquisador visitante; Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), como coordenador de estudos estratégicos; o Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, como professor visitante; e a MBA em Energy Business da Fundação Getúlio Vargas (FGV), como professor e coordenador.