Cuidados na entrega da declaração do IR2021

Pagamentos informados têm de ter os recibos correspondentes à mão para eventual comprovação junto à Receita

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2021, ano-base 2020, se encerra à meia-noite do dia 31 de maio. O contribuinte que perder o prazo poderá entregar a qualquer momento a partir de junho, mas estará sujeito ao pagamento de multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. É cobrada multa mínima até mesmo na declaração que não apure imposto devido. O próprio programa emite o Darf a ser recolhido.

A multa não paga no prazo previsto na notificação de lançamento emitida pelo programa terá o valor descontado com multa e juros do imposto a ser devolvido nas declarações com direito à restituição. Se houver imposto a pagar, o contribuinte perde o direito de fazer o parcelamento.

Se estiver obrigado, mas não enviar a declaração, ficará sujeito às mesmas multas das situações de atraso até o lançamento de ofício (cobrança), quando o valor poderá subir para 75% do imposto devido. Já o contribuinte com pendências com a Receita Federal pode ter o CPF suspenso, o que dificulta a obtenção de crédito na compra de imóvel ou obtenção de visto para as viagens internacionais.

Revise a declaração

Antes de enviar, o contribuinte deve conferir todas as informações, os valores, CPF, CNPJ e códigos usados. Outra dica para quem entrega a declaração completa é verificar nas fichas de Resumo da Declaração se todas as deduções foram consideradas no cálculo do imposto.

Será preciso informar o banco, a agência e a conta corrente para débito automático de imposto, se esta for a opção do contribuinte, ou para recebimento da restituição. Sem essa indicação, se o contribuinte tiver direito a restituição esta será liberada em qualquer agência do Banco do Brasil.

Após o envio, o contribuinte deve imprimir o recibo, porque só com ele será possível obter o código para acompanhar o processamento da declaração pela consulta ao extrato simplificado (o serviço disponível no site da Receita indica se a declaração foi ou não processada e se tem divergências).

Faça cópia e guarde os documentos

Convém fazer ainda uma cópia do documento, inclusive dos recibos de entrega, em mídia digital e outra impressa. Outra dica é usar o recurso de documento em pdf, disponível na área de impressão, e guardar a cópia da declaração e dos recibos em e-mail pessoal, para ter acesso a esses documentos em qualquer local e a qualquer tempo.

Todos os comprovantes usados no preenchimento da declaração deverão ser guardados até 31/12/2026. São cinco anos após o ano de entrega do documento.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes