Saiba como retificar a declaração de Imposto de Renda para corrigir os erros

Quem já enviou a declaração do IR e encontrou erros não precisa se preocupar, pois há a opção de fazer uma correção

Os contribuintes têm até o dia 30 de abril para entregar a declaração do Imposto de Renda. Aqueles que já enviaram e encontraram erros, não precisam se preocupar, pois há a opção de fazer uma correção e enviar novamente até o prazo final de entrega. Desse modo, para retificar a declaração de Imposto de Renda, o segurado pode acessar o programa do IRPF ou os outros meios disponíveis para o procedimento.

É válido conferir a declaração após o seu envio, afinal, a omissão de informações e dados errados podem causar problemas, como o fato de cair na malha fina. De modo geral, estão obrigadas a declarar o imposto neste ano as pessoas que tiveram ganhos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano passado.

O que acontece se fizer a declaração de Imposto de Renda errada?

Ao preencher e enviar a sua declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode verificar no dia seguinte se colocou algum dado errado ou deixou de inserir determinadas informações. Nesses casos, é possível preencher uma declaração retificadora, que nada mais é que uma correção do documento entregue anteriormente.

Nota-se que essa nova declaração tem a mesma validade da declaração anterior, ao passo que a substitui de maneira integral. Então, deve conter todas as informações indicadas, com as devidas correções e acréscimos de dados.

Além disso, para a prioridade no pagamento de restituições será considerada a data de envio da declaração retificadora e não da anterior.

O cidadão não consegue fazer correções na declaração que estiver sob procedimento de fiscalização. Bem como, não se pode corrigir depois de entregar para a Receita Federal os documentos de malha fiscal, mesmo que o envio ocorra de forma voluntária, antes de receber intimação.

Como retificar a declaração de Imposto de Renda?

É possível fazer a declaração retificadora nos três meios disponíveis para realizar o procedimento do imposto de renda: pelo programa do IRPF, pelo portal e-CAC com a retificação online e pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para retificar pelo celular.

Para retificar a declaração de Imposto de Renda pelo programa do IRPF, o cidadão deve clicar na aba de “Transmitidas” na tela inicial do programa, e depois selecionar a declaração que será corrigida.

Programa do irpf 2021
Programa do irpf 2021

Para conseguir fazer o procedimento é preciso ainda informar o número do recibo de entrega da declaração a ser retificada, bem como usar o programa do mesmo ano em que se deseja corrigir.

Outra opção é retificar a declaração de Imposto de Renda pelo portal e-CAC. O sistema resgata os dados da declaração anterior de modo automático, então possibilita que o contribuinte altere apenas os campos que informou errado.

O cidadão deve acessar o site do e-CAC, clicar no botão "+" na declaração que será retificada e depois apertar em “retificar declaração”. Nota-se que, nesse modo de correção não é possível mudar dados sobre atividade rural e ganhos de capital que foram migrados de declarações auxiliares. Assim como, é preciso usar o certificado digital para conseguir alterar as informações da ficha de Bens e Direitos e de Dívidas e Ônus Reais.

Qual o prazo para retificar?

O prazo para retificar a declaração de Imposto de Renda é o mesmo período previsto para a entrega da declaração. Sendo assim, é possível fazer a correção até o último dia do prazo de envio, bem como mudar o regime de tributação.

Neste ano, o prazo final é dia 30 de abril, então é possível retificar e enviar até essa data. Ao passo que, está em discussão no Congresso Nacional a prorrogação do prazo de entrega para o dia 31 de julho. Caso essa mudança se confirme, o período para fazer a retificação também será ampliado até essa data.

Quantas vezes se pode retificar?

Não há limite de vezes estabelecido para as retificações da declaração do Imposto de Renda. Desse modo, o contribuinte pode fazer várias correções até o dia final de entrega. Lembrando que, para restituição será considerada a data de envio da declaração retificadora e não do primeiro documento enviado.

Em 2021, serão cinco lotes de restituição. O primeiro será pago em maio, o segundo em junho, o terceiro em julho, o quarto em agosto e o quinto em setembro.

É possível retificar a declaração de Imposto de Renda de anos anteriores?

Depois do último dia previsto para a entrega da declaração, ainda é possível fazer a correção de dados em cinco anos. Para isso, é preciso que a declaração não esteja sendo fiscalizada. Essa fiscalização vale a partir do momento em que o contribuinte recebe uma intimação da Receita Federal.

Por fim, para retificar a declaração de Imposto de Renda de anos anteriores, o cidadão deve acessar o programa do IRPF referente ao ano da declaração em questão. Ao passo que, não é possível alterar o regime de tributação.

 

Leia também:

Simplificado ou completo, qual optar para a declaração?

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2021 pela internet

Saiba quais as deduções permitidas no IR 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes