INSS

Aposentados e pensionistas não terão 13º ou 14º salário em dezembro

O benefício foi pago em duas parcelas com antecipação dos pagamentos em decorrência da pandemia de covid-19

Aposentados e pensionistas do INSS não receberão o 13º salário em dezembro. O pagamento não deve acontecer nesse mês porque o benefício já foi pago em duas parcelas no primeiro semestre deste ano, com antecipação dos pagamentos em decorrência da pandemia de covid-19, segundo informações do INSS. Dessa forma, não terão parcelas extras neste final de ano. Além disso, muitos estavam com esperanças da liberação do 14º salário, projeto de lei que segue no Senado, mas não deve ser aprovado ainda em 2020.

 

13º salário do INSS

A primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas, que geralmente é paga em julho, teve pagamento entre abril e maio. A segunda, geralmente paga em dezembro, passou para maio e junho. O calendário de recebimento foi dividido conforme o número final do benefício. Ao passo que, primeiro receberam aqueles que ganham até R$ 1045, valor equivalente a um salário mínimo.

A antecipação foi prevista como parte das políticas emergenciais para conter os efeitos da crise e injetar mais recursos na economia. Com caráter emergencial, não terá continuidade em 2021. No ano seguinte, as duas parcelas devem ser pagas normalmente, uma entre o fim de agosto e o início de setembro e a outra em novembro ou dezembro.

 

Andamento do 14º salário

O debate sobre o 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS segue no Senado. O Projeto de Lei nº 3.657, de julho de 2020, sugere que um pagamento extra pode injetar até R$ 42 bilhões na economia, sobretudo no comércio local. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, não há estudos sobre o pagamento extra. Contudo, o  projeto avançou a tramitação no Congresso Nacional, mas depende de outros fatores para ter a aprovação.

Sendo assim, a PL ainda entrará em votação no plenário. Portanto, caso avaliado e aprovado, seguirá para a câmara dos Deputados e passará por votação simples pela maioria dos votos. Em seguida, o projeto de lei passará para a avaliação do Presidente da República, que decidirá sobre o veto ou sancionamento da lei.

 

Leia também:

Primeira parte do 13º salário deve ser paga até segunda-feira

Saiba como calcular o valor do 13º salário para 2020

Última modificação em 28/07/2022 12:38

Ver Comentários

  • Os aposentados tem que ter este décimo 14 porque eles sempre contribui agora teve gente que nunca contribui e teve este benefício

  • Aposentados e pensionistas nós somos 35 milhões de votos o ano 2022 está pertinho as urnas estão aí é nossa chance é nossa oportunidade de mudar e esses políticos não reeleger nenhum que está aí desde o poder executivo senhor presidente até o mais baixo aí dentro nós temos poder para fazer isso vamos se mobilizar falta dois anos pela frente vamos se reunir nas redes sociais e vamos fazer isso nós temos força para isso vocês acham como o presidente foi eleito a campanha dele foi nas redes sociais 35 milhões de votos foi odos aposentados nós temos condicões de mudar isso. Nós temos que escolher entre os aposentados 1 com bom nível cultural para se candidatar em 2022 para nós escolher como presidente do Brasil um do nosso time dos aposentados idosos e nós temos que colocar lá no executivo para que faça pelos Aposentados e pensionista vamos fazer isso vamos se mobilizar todos temos dois anos pela frente vamos em frente. o aposentado para o governo é melhor morto é menos um
    Curtir · Responder · Excluir · 1 min

  • O dia em que aposentado (a), pensionista e BPC, aprender o poder do voto de +35.000.000 milhões fazem a diferença....

  • Esses ladrões só esquecem que somos milhões e nas urnas daremos a resposta,Sr Rodrigo Maia,Jair Bolsonaro...estamos aguardando as próximas eleições.

  • É de deixar todos os aposentados do INSS, muito triste, indignado, frustado e sem saber o que fazer, num mês que sempre comemorou mesmo com simplicidade, mas, não deixou de passar em branco.
    Não tem problema não, estamos acostumados a passar aperto.
    Tem muito mais, o Senhor para nos dar, do que o outro para tirar.
    Desejo aos politicos que não entenderam a nossa necessidade, muita saúde, prosperidade, felicidades, paz , amor e muita sabedoria.
    Enfim, a corda sempre estoura, no mais fraco.
    Vamos passar por mais essa prova.
    DEUS, da o frio conforme o cobertor.

  • O governo paga tantos auxilios para quem nunca trabalhou, mas quando chega a hora de ajudar os aposentados nao tem recursos. Quanta hipocrisia.

  • Para que nunca trabalhou, não gosta de trabalhar,o projeto de lei foi aprovado rapidinho,o auxilio emergencial tá sendo pago p quem nunca trabalhou mas p quem realmente precisa, demora esse tempo todo,esse é o Brasil q merecemos?

  • O interessante é que para aumentarem os próprios salários é numa velocidade,pensaram já aumentou e prá ajudar quem realmente trabalha ou trabalhou nesse país passam de um pra outro e o tempo vai passando e o trabalhador fica a ver navios polícia corja de sem vergonhas, prá ele nunca falta dinheiro prós aumentos dos miseráveis, ganham pouco os coitados queria ver eles se virarem com o salário mínimo , pagando o aluguel do próprio bolso, transporte, alimentação, más não além dos altos salários prá não fazerem nada,a não criar barriga o povo ainda banca moradia e alimentação prós urubus!

  • Se não tiver o 14 salário para os aposentados não tem Natal e não tem Festas de Fim de Ano. É simples assim

  • Se tem auxílio emergencial . Deveria ter o 14 para o aposentado e pensionista.

Compartilhe