INSS

Como pedir o aumento de 25% na aposentadoria por invalidez

O adicional é pago ao aposentado que precisa do auxílio de outras pessoas para realizar as atividades do dia a dia.

É possível reajustar os valores recebidos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)? A resposta é sim. O aposentado pode receber um adicional de 25% na aposentadoria por invalidez e sem muita burocracia, basta comprovar que o segurado precisa da ajuda de terceiros, seja um parente ou profissional contratado, para realizar atividades diárias, como tomar banho e se alimentar.

Mas quem se encaixa nesse critério e como solicitar o adicional?

 

Adicional de 25% na aposentadoria por invalidez

O valor do benefício de aposentados por invalidez pode aumentar com um adicional do INSS. Ele é devido ao segurado que depende de outras pessoas para realizar atividades cotidianas, como é o caso de tomar banho e se alimentar. Nesses casos, há o direito ao adicional de 25% na aposentadoria por invalidez.

Para conseguir esse adicional, é preciso passar por uma nova avaliação de perícia médica. Depois desse procedimento, o supervisor da perícia ainda deve aprovar o resultado.

O acréscimo de 25% no benefício incide também sobre o décimo terceiro do INSS. Não são todos os aposentados que podem conseguir esse adicional, afinal ele é destinado apenas para quem tem aposentadoria por invalidez e precisa de assistência permanente de outra pessoa. O pedido pode ser feito na plataforma Meu INSS.

Ademais, em caso de morte do segurado, esse adicional de 25% não será transferido para o valor da pensão por morte dos dependentes.

Quem tem direito ao acréscimo de 25% na aposentadoria?

O adicional de 25% na aposentadoria por invalidez é pago a quem precisa de auxílio de terceiros para realizar as atividades do dia a dia. O aumento pode ser solicitado por pessoas já aposentadas ou em avaliação para a aposentadoria por invalidez. Nesse sentido, pode conseguir o adicional quem se encaixar em ao menos uma das seguintes situações:

  • Cegueira total;
  • Perda de nove ou mais dedos das mãos;
  • Paralisia dos dois braços ou pernas;
  • Perda das pernas e sem a possibilidade de prótese;
  • Perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo com a possibilidade de prótese;
  • Perda de um braço e uma perna, sem a possibilidade de prótese;
  • Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, ou seja, dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões para fazer as atividades de vida diária e sociais sozinho;
  • Doença que deixe a pessoa acamada;
  • Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.

Esses exemplos de situações são disponibilizados pelo INSS, caso o aposentado viva um desses cenários pode obter o aumento de seu benefício mensal.

Como solicitar os 25% a mais na aposentadoria por invalidez?

Em caso de verificar que o segurado tem direito ao adicional, a solicitação pode ser feita no site ou aplicativo do Meu INSS, ou então em uma agência do INSS.

SITE NO INSS

O primeiro passo é acessar a plataforma pelo endereço https://meu.inss.gov.br. Em seguida faça login com CPF e senha. Em caso de primeiro acesso é necessário completar um cadastro.

Agora o usuário deve clicar no item “Agendamentos/Solicitações” na tela inicial e depois em “Novo requerimento”. Na tela seguinte, a orientação é procurar pelo serviço de “Solicitação de Acréscimo de 25%”.

O sistema do INSS vai pedir então que o segurado atualize os dados de contato para continuar com o requerimento do benefício. Para fazer a solicitação do adicional de 25% na aposentadoria por invalidez será necessário também responder perguntas relacionadas a sua situação e ao benefício. Depois disso, o usuário deve agendar a perícia médica.

O próximo passo é comparecer à perícia médica no dia e hora marcados. E depois, basta esperar pelo resultado.

AGÊNCIA DO INSS

Caso seja necessário ir à uma agência, procure a unidade mais próxima. Para isso acesse o site www.covid.inss.gov.br.

APLICATIVO MEU INSS

  • Baixe o aplicativo "Meu INSS" no seu celular (disponível em Android e iOS).
  • Clique em "Entrar", localizado no canto superior direito para fazer o login ou crie sua conta com seus dados pessoais.
  • Por fim, selecione "Agendar Perícia" - Clique na perícia desejada - Siga as orientações e conclua o agendamento
Foto: reprodução

 O que é a aposentadoria por invalidez?

Um dos modos de se aposentar pelo INSS é através da aposentadoria por invalidez. Ela é destinada aos segurados que ficam incapazes de trabalhar de modo permanente e que não podem ser reabilitados para outra profissão. Essa situação é definida a partir de realização de perícia médica.

Para se aposentar por invalidez, o trabalhador deve primeiro solicitar o auxílio-doença, que é pago a quem está temporariamente incapaz de trabalhar. Sendo assim, caso o perito do INSS constate a incapacidade permanente será indicada a aposentadoria.

O benefício não é devido a quem já tem a doença em questão antes de se inscrever na Previdência Social. Sendo válido apenas nos casos em que a incapacidade for gerada pelo agravamento da situação.

Além disso, o segurado recebe o benefício pelo tempo que durar a invalidez, ao passo que deve passar por reavaliação no INSS a cada dois anos.

Leia também:

Reajuste da aposentadoria 2021 pode aumentar seu benefício

Como funciona o empréstimo consignado do INSS para aposentados

Última modificação em 26/07/2022 06:56

Ver Comentários

  • Tenho mal de parkinson e estou aposentado por invalidez desde desde 2018.

    Está cada vez mais difícil o dia a dia sozinho.
    Mal de parkinson da direito aos 25%?

Compartilhe