INSS

Veja calendário da prova de vida INSS 2021 para manter benefício

A obrigação de fazer essa comprovação foi retomada e o calendário da prova de vida do INSS 2021 começa no mês de julho.

Aposentados e pensionistas devem ter atenção aos novos prazos para a realização da prova de vida. A obrigação de fazer essa comprovação foi retomada e o calendário da prova de vida do INSS 2021 começa no mês de julho. A partir disso, os segurados podem ter seus benefícios bloqueados caso não façam a renovação nos bancos, caixa eletrônico ou ainda por meio digital.

Prova de vida 2021 começa em junho

A partir do mês de junho o INSS volta a bloquear os benefícios de aposentados e pensionistas que não fizerem a prova de vida. Na quinta-feira (13) foi divulgada uma portaria com o calendário prova de vida INSS 2021, antes disso a obrigação de fazer esse procedimento estava suspensa e os segurados não precisam se preocupar com o bloqueio do benefício.

Trata-se da Portaria nº 1.299, que: “Dispõe sobre a retomada do bloqueio dos créditos dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida”. A volta da prova de vida estava prevista para o mês de maio, mas foi adiada para junho. O cronograma para a retomada dos bloqueios vai ocorrer de forma escalonada, como forma de evitar aglomerações nas agências nesse contexto de pandemia da Covid-19.

Os aposentados e pensionistas que tiveram a sua prova de vida vencida nos meses de março e abril do ano passado devem ser os primeiros a fazer o procedimento neste ano, pois a volta do bloqueio para esse grupo vai ocorrer em junho.

Ademais, cerca de 160 mil segurados que deveriam ter feito a prova de vida em fevereiro de 2020 foram identificados pelo INSS. Caso eles não façam o procedimento, podem ter o benefício bloqueado ainda no mês de maio. O grupo pode fazer a prova digital nos aplicativos Meu INSS e Meu Gov.br ou a prova presencial, no banco em que recebe o benefício.

Calendário prova de vida INSS 2021

Além dos aposentados e pensionistas que tiveram a prova de vida vencida no mês de fevereiro de 2020, antes do início da pandemia no país, os demais segurados devem seguir o cronograma a partir do mês de junho.

Então, confira o calendário completo da prova de vida do INSS em 2021. Para saber quando o bloqueio do seu benefício será retomado, basta verificar o mês em que deveria ter feito a prova de vida no ano passado e qual o novo prazo para o seu grupo.

  • Prova vencida em março e abril de 2020: novo prazo é junho de 2021
  • Prova vencida em maio e junho de 2020: novo prazo é julho de 2021
  • Prova vencida em julho e agosto de 2020: novo prazo é agosto de 2021
  • Prova vencida em setembro e outubro de 2020: novo prazo é setembro de 2021
  • Prova vencida em novembro e dezembro de 2020: novo prazo é outubro de 2021
  • Prova vencida em janeiro e fevereiro de 2021: novo prazo é novembro de 2021
  • Prova vencida em março e abril de 2021: novo prazo é dezembro de 2021

Sendo assim, quem teve o vencimento da prova de vida em outubro do ano passado, só terá o bloqueio retomado em setembro deste ano. Então, o segurado deve se atentar para realizar o procedimento antes do novo prazo. O aposentado ou pensionista não é obrigado a esperar o fim do prazo para fazer a comprovação de vida. Quem não cumprir o calendário da prova de vida INSS 2021 pode ter o seu benefício suspenso.

Em relação aos aposentados e pensionistas que moram no exterior, o INSS vai divulgar um novo ato com datas e orientações da prova de vida.

Como saber se preciso fazer a prova de vida?

Se você é aposentado, pensionista ou recebe algum outro benefício do INSS há mais de um ano, deve fazer a prova de vida. O procedimento é anual e os prazos de vencimento são definidos pelo banco que paga o benefício, o que acontece de modo geral no mês de aniversário do segurado ou no mês anterior ao vencimento da prova de vida.

O procedimento deve ser feito independente da forma em que se recebe o benefício, seja conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Nesse sentido, os bancos costumam disponibilizar comunicados alertando o cidadão que precisa fazer a prova de vida, as mensagens são indicadas em sites e nos terminais eletrônicos de autoatendimento.

Como fazer a prova de vida do INSS?

Há diferentes modos de realizar a prova de vida do INSS. Recentemente o INSS disponibilizou a possibilidade de fazer a prova de vida digital, o que foi ampliado no mês de fevereiro. Nesse caso, o usuário deve usar os aplicativos Meu INSS e Meu Gov.br para fazer a comprovação de vida por meio de reconhecimento facial.

A forma mais comum é realizar o procedimento na instituição bancária em que recebe o benefício. Sendo assim, o beneficiário deve ir até o banco e apresentar um documento de identificação a um funcionário.

Também há a possibilidade de comprovar a vida e não ter o benefício bloqueado em caixa eletrônico. Isso acontece por meio tecnologia de biometria, para fazer a validação é preciso ter a biometria cadastrada.

 

Leia também:

Aposentados devem fazer prova de vida para evitar bloqueio do benefício

Reajuste da aposentadoria 2021 pode aumentar seu benefício

Última modificação em 26/07/2022 06:54

Compartilhe