Confira como consultar seguro defeso 2021 no Meu INSS

O benefício é concedido aos pescadores profissionais artesanais durante o período defeso.

Durante o período de proibição da pesca, quem trabalha com essa atividade pode contar o benefício do seguro defeso. Ele é concedido aos pescadores profissionais artesanais durante o período defeso. Para o consultar seguro defeso 2021, o trabalhador pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Ter registro ativo na profissão está entre os requisitos para receber o benefício.

Nota-se que a plataforma do Meu INSS permite realizar pedidos de benefícios de modo digital, sem precisar ir a uma agência. Pode-se também tirar extratos e alterar dados de cadastro.

O que é o seguro defeso?

O seguro defeso é um benefício do INSS destinado ao pescador profissional durante o período de defeso, que é ocorre quando as atividades de pesca ficam proibidas. Esse período é importante para a preservação das espécies, principalmente durante a piracema, uma das fases de reprodução dos peixes.

Na prática, esse benefício funciona como um seguro-desemprego para os pesquisadores sendo pago quando estão impedidos de trabalhar. Nota-se que o benefício do seguro-desemprego é pago a trabalhadores formais quando são demitidos sem justa causa.

Quem pode receber o seguro defeso em 2021?

Antes de saber como consultar o seguro defeso 2021 no aplicativo Meu INSS, vale verificar quem tem direito a receber o benefício. Isso por que, nem todos os trabalhadores do ramo da pesca podem pegar os valores, é preciso cumprir alguns critérios, veja quais são:

  • O pescador deve exercer a atividade de forma ininterrupta;
  • É preciso ter registro ativo há pelo menos um ano no Registro Geral de Pesca (RGP), na condição de pescador profissional artesanal;
  • O pescador deve comercializar sua para empresa ou pessoa física;
  • Deve-se comprovar contribuição previdenciária nos últimos 12 meses do pedido ou desde o último período de defeso;

Além disso, o trabalhador não pode receber nenhum benefício de prestação continuada da Assistência Social ou da Previdência Social, com exceção de auxílio-acidente e pensão por morte. Bem como, não pode ter vínculo de emprego ou outra fonte de renda diferente da pesca.

Como consultar seguro defeso em 2021?

O pescador profissional consegue consultar a aprovação de seu seguro defeso em 2021 pelo site ou aplicativo Meu INSS. Ao passo que pedido do benefício pode ser feito pela mesma plataforma.

Para fazer a consulta, o cidadão deve primeiro acessar o site ou baixar o aplicativo do Meu INSS. Depois disso, deve fazer login com a conta Gov.br, que reúne os serviços digitais do governo federal. Ao usar a plataforma pela primeira vez é preciso efetuar um cadastro e responder algumas perguntas.

Whatsapp image 2021 04 30 at 13. 33. 45 e1619800481123
Login no aplicativo meu inss

O próximo passo, é clicar na opção de “Agendamentos/Solicitações”. Nessa página estarão descritos todos os pedidos de benefício e demais solicitações feitas ao INSS.

Whatsapp image 2021 04 30 at 13. 33. 45 1 e1619800527530
Página inicial do aplicativo meu inss

Então, para consultar o seguro defeso em 2021 basta clicar no ícone de lupa ao lado do pedido do benefício. Desse modo, será possível verificar se o benefício ainda está sendo avaliado pela autarquia, se foi aprovado ou se foi negado.

O pescador profissional também tem a opção de ligar para a central 135 caso o aplicativo Meu INSS estiver indisponível ou ainda para tirar dúvidas. Nota-se que as ligações são gratuitas a partir de telefone fixo, mas ao ligar de celular ocorre a cobrança de no valor de uma ligação local. O período de funcionamento da central é de segunda a sábado das 7h às 22h.

Como solicitar o benefício?

Além de consultar seguro defeso em 2021, quem ainda não pediu o benefício pode conferir o passo a passo de como fazer essa solicitação, que também pode ser feita de modo online.

Primeiro, o cidadão deve entrar no aplicativo do Meu INSS e fazer o login. Depois, a orientação é clicar em “Agendamentos/Solicitações” e logo em seguida em “Novo requerimento”.

Na barra de pesquisa, o trabalhador deve procurar pela palavra “pescador” para encontrar e clicar no serviço referente ao benefício do seguro defeso. Ao fazer isso, será necessário fazer uma atualização dos dados de contato, bem como responder algumas perguntas relacionadas à profissão e informar os dados da conta bancária em que se deseja receber as parcelas. Para finalizar é necessário ainda anexar alguns documentos.

Quais são os documentos necessários?

Para ter maiores chances de verificar uma aprovação ao consultar o seguro defeso 2021, o trabalhador deve se atentar ao envio dos documentos necessários no momento da solicitação.

  • Documento de identificação oficial válido e com foto;
  • Comprovante de inscrição no CPF;
  • Cópia do comprovante do recolhimento da contribuição previdenciária (GPS), caso tenha comercializado sua produção à pessoa física;
  • Cópia de documento fiscal de venda do pescado à empresa adquirente, em que conste a operação realizada e o valor da contribuição previdenciária em questão;
  • Registro de pescador profissional na categoria artesanal, emitido há pelo menos um ano;
  • Comprovante de residência em municípios abrangidos pela portaria que declarou o defeso.

 

Leia também:

Confira como sacar benefício do INSS e 5 regras

Saiba tudo sobre o Meu INSS e como usar os serviços disponíveis

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes