INSS

Veja como atualizar dados do benefício após receber carta do INSS

Cerca de 1,7 milhão segurados vão receber notificações, por cartas físicas e virtuais. Quem recebe a carta tem até 60 dias para apresentar documentos comprovando o direito ao benefício em questão.

Desde setembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está notificando segurados que tiveram seus benefícios revisados e que se constatou necessidade de reavaliação dos documentos. Cerca de 1,7 milhão segurados vão receber notificações, por cartas físicas e virtuais.

Quem recebe a carta tem até 60 dias para apresentar documentos comprovando o direito ao benefício em questão. Caso contrário, o mesmo é suspenso. Passados 30 dias de suspensão, o pagamento é bloqueado.

Nota-se que todos os tipos de pagamentos podem ser revisados. Veja então quais são os documentos pedidos pelo INSS para atualizar os dados do benefício:

  • CPF;
  • RG;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de trabalho.

Como atualizar dados do benefício?

Depois de receber a carta do INSS, o segurado pode atualizar dados do benefício pela internet. Isso pode ser feito através do site ou aplicativo Meu INSS. O primeiro passo é acessar a plataforma e efetuar o login. Depois, é preciso clicar em “Atualização de Dados de Benefício” para anexar cópias digitalizadas dos documentos já citados.

Se o cidadão não conseguir enviar os documentos pela plataforma do Meu INSS, precisa entregá-los em uma agência do INSS. Mas para isso, se deve fazer um agendamento. O qual é feito ao lugar para o telefone 135 do INSS, escolhendo a opção “Entrega de Documentos por Convocação”.

Dados de cadastro

Mesmo sem receber uma carta para atualizar dados de benefício, é recomendado manter o cadastro atualizado. Dados como endereço, telefone e e-mail. Isso previne que o beneficiário não veja uma eventual notificação, por estar com dados antigos.

Então, para atualizar os dados cadastrais, é preciso acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e escolher a opção “Atualizar Dados de Contato”. Já para situações como correção do nome e data de nascimento, é necessário ir em “Agendamentos/Requerimentos”. Depois, clicar em “novo requerimento” e em “avançar”. Feito isso, é preciso pesquisar pela palavra “dados” e selecionar o serviço em questão.

 

Leia também:

Última modificação em 28/07/2022 16:35

Compartilhe