É preciso acessar o site ou aplicativo Meu INSS para consultar o pagamento do INSS sem sair de casa.
Quem recebe benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) consegue verificar o valor e a data de depósito por meio de uma consulta pela internet. É preciso acessar o site ou aplicativo Meu INSS para consultar o pagamento do INSS sem sair de casa. Nessa consulta, o beneficiário emite um extrato de pagamentos da autarquia.
O extrato de pagamento de benefício pode ser usado como comprovante de renda, afinal ele detalha os valores recebidos pelo cidadão. Além disso, indica a data e o banco de pagamento do benefício.
Todos os benefícios pagos pelo INSS podem ser consultados. O que inclui aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, auxílio-reclusão e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também é possível ver o histórico de pagamentos em caixa eletrônico e plataforma digital do banco em que se recebe os valores.
As informações são do INSS.
Para consultar o pagamento de seu benefício previdenciário, o segurado pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS, que reúne os serviços digitais da autarquia. Para começar, é preciso efetuar login com CPF e senha. No caso de primeiro acesso, o usuário deve completar um cadastro. Já na tela inicial, a orientação é clicar no serviço de “Extrato de Pagamento”.
Feito isso, será possível ajustar o período em que se deseja consultar o pagamento do INSS e clicar em “Buscar”.
A partir disso, o segurado obtém o seu extrato de pagamento de benefício ao apertar em “Baixar PDF”. Então, ele consegue verificar os valores recebidos, bem como as datas e o banco em que foi depositado.
Além disso, também é possível fazer um agendamento para pegar o documento em uma agência do INSS. Para isso, deve-se clicar na opção de “Agendamentos/Solicitações” no aplicativo Meu INSS, depois apertar em “Novo Requerimento” e procurar por esse serviço presencial.
Quem recebe o benefício e é correntista do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, consegue consultar o pagamento do INSS no caixa eletrônico ou em serviços digitais desses bancos.
Quem é correntista da Caixa Econômica Federal e recebe o benefício previdenciário por esse banco, consegue consultar o recebimento dos valores por meio da opção “Extrato Previdenciário”. Seja no caixa eletrônico ou na plataforma digital do banco.
Já os segurados que têm conta no Banco do Brasil e recebem o benefício previdenciário através dela, podem ver o comprovante de renda na opção “Previdência Social”. Esse histórico de pagamentos pode ser verificado no caixa eletrônico e no aplicativo do banco.
Para saber o dia em que receberá o pagamento do benefício do INSS é necessário saber o número deste benefício e verificar o calendário de pagamentos.
Nota-se que o pagamento do INSS ocorre de acordo com o final do número do benefício. Sendo assim, aqueles que 1 como número final recebem em determinado dia, e assim por diante. Para verificar o número final, não se considera o dígito que vem após o traço.
Além disso, aqueles que recebem até um salário mínimo pegam o dinheiro antes daqueles que recebem benefício acima disso.
Para ver o dia em que o pagamento vai cair na conta, o beneficiário pode baixar o cronograma na plataforma Meu INSS. Basta fazer login e clicar em “Calendário de Pagamento”.
O número de benefício se trata de uma sequência de 10 dígitos que identifica a aposentadoria, pensão ou outro pagamento da Previdência Social.
Esse número está indicado na carta de concessão de benefício, que o segurado recebe após ser aprovado para receber determinado pagamento previdenciário. Também é possível consultar no site ou aplicativo Meu INSS, ao clicar no serviço de “Meus Benefícios”. Ou ainda por ligação telefônica, na Central 135.
Além de consultar o pagamento do INSS, também é válido saber como verificar se o benefício previdenciário já foi liberado, para o caso das pessoas que fizeram uma solicitação ao órgão.
O andamento do pedido de benefício pode ser visto na plataforma Meu INSS, por meio do serviço de “Agendamentos/Solicitações”. A consulta pode resultar em três diferentes situações: habilitado, deferido ou indeferido.
No caso da resposta indicar o benefício como habilitado, quer dizer que o INSS está avaliando o pedido. Há diferentes prazos estipulados para a análise de concessão de benefícios do INSS.
Se a resposta indicar que o pedido foi deferido, significa que ele foi aprovado e o cidadão vai receber os pagamentos. No entanto, se a consulta mostrar que a solicitação foi indeferida, quer dizer que o benefício foi negado. Nessa última situação, caso o segurado não concorde com o resultado, pode entrar com recurso administrativo no INSS, ou ainda com iniciar uma ação judicial.
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Última modificação em 26/07/2022 11:01
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Boa tarde , o benefício do meu cunhado foi reativado apareceu no sistema a data em que seria pago e depois foi retirado porque será não houve nenhuma alteração tá tudo correto a que será que pode ter acontecido?