INSS

Veja como transferir benefício do INSS para outro banco

O beneficiário pode passar a receber os pagamentos mensais por meio de conta corrente em seu nome. Para transferir o benefício do INSS para outro banco vale entender as regras para cada situação.

O segurado que é aprovado para receber aposentadoria ou outro benefício do INSS recebe a indicação do banco de pagamento, mas é possível trocar o local caso queira.  Dessa forma, o beneficiário pode passar a receber os pagamentos mensais por meio de conta corrente em seu nome. Para transferir o benefício do INSS para outro banco vale entender as regras para cada situação.

Como ocorre o pagamento de benefícios do INSS?

O beneficiário pode receber seu pagamento do INSS pode ocorrer por meio de cartão magnético, ou ainda por meio de depósito em conta corrente ou poupança. No caso do cartão, o beneficiário não tem vínculo com o banco e consegue sacar o seu benefício. Já com a conta corrente em seu nome, pode usar os serviços disponibilizados pelo banco em questão. Neste caso, vale se atentar às taxas cobradas pelo banco e também possibilidade de ter a conta com pacote de Serviços Essenciais, em que não há pagamento de tarifas.

Quando ocorre a aprovação por algum benefício, o segurado recebe uma carta de concessão, com dados sobre o tipo e número de benefício, forma de cálculo e valor. Esse documento indica também o local de pagamento do benefício, mas isso pode ser alterado ao transferir o benefício do INSS para outro banco.

Os pagamentos do INSS seguem um calendário do órgão. Os beneficiários são divididos de acordo com o número final do benefício, ao passo que aqueles que recebem um salário mínimo pegam o dinheiro antes dos que têm benefícios acima disso.

+ décimo terceiro INSS foi antecipado

Como transferir o benefício do INSS para outro banco?

Para transferir o benefício do INSS para outro banco, o beneficiário pode ter que se deslocar até a agência em questão. Mas para receber por meio de cartão de benefício, é possível fazer a alteração no aplicativo Meu INSS. Há ainda a opção de passar a pegar o dinheiro por meio de conta-corrente.

Em caso de dúvidas ou problemas com a transferência, o segurado pode ligar para a Central de Atendimento do INSS, o número de telefone é o 135.

Pelo aplicativo Meu INSS, os beneficiários conseguem também verificar o extrato de pagamento, que indica o valor e o banco. Ao passo que, essas informações também são indicadas na carta de concessão, que o segurado recebe após ser aprovado em um benefício.

Novo banco

Os aposentados e pensionistas que queiram receber o benefício em um banco diferente devem ir até uma agência da instituição financeira desejada e fazer o pedido de transferência. Além disso, o cidadão deve levar seu cartão de benefício e documento de identificação, bem como a senha da conta que recebe os pagamentos. É necessário ainda que o novo banco faça parte dos conveniados do INSS.

Ademais, a nova conta bancária que vai ser destinada aos pagamentos do benefício deve estar no nome do beneficiário. Pode ser necessário também preencher um formulário do INSS de alteração de dados bancários. Além de transferir o benefício do INSS para outro banco, é possível fazer a mudança de agência.

Cartão de benefício

Outra forma de transferir o benefício do INSS para outro banco é por meio da solicitação do cartão de benefício. Nessa modalidade o segurado consegue apenas realizar saques e fazer pagamentos por débitos.

Quem recebe o benefício por meio de conta corrente ou poupança pode solicitar no Meu INSS a mudança para o cartão de benefício. No entanto, não é possível escolher o banco que vai realizar os pagamentos.

O primeiro passo é acessar o site ou aplicativo Meu INSS e fazer login com CPF e senha. Depois disso, o aposentado deve clicar em “Agendamentos/Solicitações” e em “Novo requerimento”. Na tela seguinte é preciso procurar pelo serviço de “Alterar Local ou Forma de Pagamento”. Para finalizar basta preencher as informações solicitadas pelo INSS. O usuário pode acompanhar o andamento do pedido na área de “Agendamentos/Solicitações”.

Conta corrente ou poupança

Por outro lado, quem deseja mudar a forma de pagamento do cartão de benefício para conta corrente ou poupança deve ir até a agência do banco. A mesma orientação vale para quem quer alterar os dados bancários.

No ano passado, o INSS possibilitou fazer essa mudança por meio de aplicativo. Era necessário acessar a opção de “Transferir Benefício para Conta Corrente” na plataforma Meu INSS, dentro da seção de “Atualizações para manutenção de benefícios e outros serviços”.

Última modificação em 13/05/2023 11:53

Ver Comentários

  • Quantos dias leva para a troca ser efetuada.
    Recebo no segundo dia útil de cada mês.
    Até que dia pode solicitar a troca,pra entrar no próximo mês no novo banco?
    Desde de já agradecendo

Compartilhe