Joseph Safra: conheça brasileiro considerado o banqueiro mais rico do mundo

Patrimônio do banqueiro Joseph Safra é estimado em US$ 23,7 bilhões e está na lista dos homens mais ricos do mundo

De origem libanesa, Joseph Safra veio para o Brasil ainda criança. Hoje em dia ele é considerado o banqueiro mais rico do mundo. Segundo o ranking dos bilionários da Forbes, sua fortuna em 2020 é estimada em US$ 23,7 bilhões.

 

Quem é Joseph Safra?

Joseph Safra é o homem que possui a maior fortuna do Brasil e ocupa a 39 ª colocação no ranking das pessoas mais ricas do mundo. Mas como ele conquistou esse império?

Para quem não sabe, Safra veio de uma linhagem de banqueiros judeus que negociava o câmbio de moedas e ouro em mercados europeus, africanos e asiáticos. Ele aprendeu tudo que sabe com o pai e seguiu seus caminhos.

Embora seja o número um no Brasil, Joseph nasceu em Beirute, no Líbano e, veio para a América Latina tentar a vida seguindo o ofício de sua família. Chegou ao país tropical em 1962, com sua família já inserida no mercado financeiro nacional.

Assim, ele foi o responsável pela fundação do quarto maior banco do Brasil, o Banco Safra, instituição voltado ao private bank. Além disso, o bilionário também é dono do banco J. Safra Sarasin, na Suíça, possui operações no Safra National Bank, em Nova York, e várias propriedades imobiliárias nos Estados Unidos.

 

O Segredo do Sucesso

Joseph safra
Imagem: reprodução / infomoney

O sucesso de Joseph Safra vem dos ensinamentos de seu pai. Desse modo, o banqueiro é extremamente conservador quando se trata de economia. Assim, Safra detesta riscos e mantém liquidez necessária para que suas empresas ganhem reconhecimento justamente por isso.

Dessa maneira, o empresário acumulou riquezas pensando a longo prazo, investindo lenta e constantemente. Pessoas próximas, dizem que o Safra é simples e aritmético. Os resultados da cautela e solidez podemos observar agora.

Hoje, ele é o homem mais rico do Brasil com um patrimônio estimado em 19,9 bilhões de dólares. Em termos de dinheiro, Joseph Safra também se destaca internacionalmente, ocupando o 31º lugar na lista das pessoas mais ricas do mundo, sendo o banqueiro mais rico do globo!

Com tantos feitos, o banqueiro saiu dos holofotes, deixando o comando de seus bancos e o legado bilionário aos cuidado dos filhos. Atualmente, Joseph Safra desfruta de seus 82 anos em sua mansão de 11 mil metros quadrados no Morumbi.

Ainda, o sobrenome Safra também é reconhecido no meio filantrópico com doações para hospitais, museus e à comunidade judaica.

A Arte e a Filantropia como princípios de Joseph Safra

 

Além da paixão por números e negócios, Joseph Safra é investir em projetos filantrópicos e sociais. Isso porque a família distribui parte de sua fortuna em iniciativas de medicina, artes e educação.

Na cultura, por exemplo, o empresário criou o Instituto J. Safra, que apoia exposições e artistas brasileiros, bem como a promoção das artes. Para a Pinacoteca de São Paulo, ele já doou esculturas de Auguste Rodin, Aristide Maillol e Camille Claude.

E por falar em cultura, Joseph Safra é amante de livros raros. Por isso, ele acabou se tornando um dos maiores colecionadores de obras literárias, ficcionais e documentais do Brasil.

Já na saúde, o banqueiro é um dos maiores doadores do Hospital Albert Einstein e o Hospital Sírio-Libanês, os mais importantes hospitais de São Paulo. Ele também apoia associações como a Fundação Dorina Nowill para Cegos e a Associação de Assistência à Criança Deficiente.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes