Economia

Quando chega o cartão do Auxílio Brasil para saque do benefício?

Os cartões já começaram a ser enviados para as três milhões de famílias que, neste mês, foram incluídas no novo programa de distribuição de renda

As famílias de baixa renda inscritas no Auxílio Brasil já começaram a receber o pagamento que, em janeiro de 2022, tem o valor médio de R$407,54. O depósito do dinheiro está sendo realizado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular. Por isso, os beneficiários devem saber quando chega o cartão do Auxílio Brasil para fazer o saque desse pagamento.  

Quando chega o cartão do Auxílio Brasil?

Aqueles que estão esperando o cartão do Auxílio Brasil para realizar o saque do benefício devem ficar atentos, já que não há uma data limite para a entrega do dispositivo. O cartão será entregue pelos Correios no endereço informado na inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais), por isso a importância de manter o registro atualizado.

O governo federal se limitou a informar que o cartão está sendo gerado automaticamente pelo Ministério da Cidadania em nome do responsável familiar. O cartão possui as cores do Brasil e traz a logo do novo programa, além do nome do beneficiário.

Antes de dar início a entrega dos cartões, a Caixa Econômica Federal enviará duas cartas aos beneficiários: o primeiro documento compreende as orientações gerais sobre o programa, como o funcionamento do auxílio . Já o segundo envio conterá o cartão do Auxílio Brasil e novas instruções para o saque do dinheiro.

Para as outras 14,5 milhões de famílias que estavam inscritas no programa Bolsa Família e foram incluídas no Auxílio Brasil de forma automática, não há previsão de quando chega o cartão do Auxílio Brasil, assim os antigos continuam em pleno funcionamento.

 

 

Foto: reprodução/gov. Br/cidadania

 

NIS para pagamento do Auxílio Brasil

Além de utilizar o cartão do Auxílio Brasil para fazer o saque do benefício, as famílias ainda podem saber quando o dinheiro é depositado.

Para isso, basta conferir o NIS (Número de Identificação Social) que está impresso na frente do cartão. Ele é utilizado pelo governo para identificar as famílias inscritas em programas sociais e cada NIS corresponde à uma data de pagamento no calendário do novo programa. 

Como exemplo, citamos os cidadãos que possuem em seu cartão do Auxílio Brasil o NIS com dígito final 1. Esse beneficiário recebeu o pagamento no dia 18 e foi o primeiro a ser contemplados pela nova parcela. Nesta quarta-feira, 19, foi a vez daqueles que possuem NIS final 2. Diante disso, acompanhe a seguir quais serão as próximas datas deste mês:

18 de janeiro: NIS 1

19 de janeiro: NIS 2

20 de janeiro: NIS 3

21 de janeiro: NIS 4

24 de janeiro: NIS 5

25 de janeiro: NIS 6

26 de janeiro: NIS 7

27 de janeiro: NIS 8

28 de janeiro: NIS 9

31 de janeiro: NIS 0

Saque com o cartão do Auxílio Brasil

Com o cartão do Auxílio Brasil é possível fazer a retirada do valor integral que é pago pelo governo ou fazer saques parciais no prazo de até 120 dias, que são contados a partir da data de depósito em conta. Depois disso, o dinheiro retorna para a União e o beneficiário não poderá solicitar o pagamento novamente.

Então, para fazer o saque basta ir até as casas lotéricas ou agências da Caixa e apresentar ao atendente o cartão e um documento de identificação com foto. Feito isso, informe a quantia desejada e registre a senha para finalizar a transação.

Esse procedimento também pode ser feito em um caixa eletrônico, basta inserir o dispositivo na parte de leitura de cartão e seguir o passo a passo que é informado na tela do caixa. Para confirmar o procedimento, registre a senha da conta e o valor que deseja retirar.

Quem ainda não recebeu o cartão do Auxílio Brasil pode movimentar os recursos através do aplicativo Caixa Tem. Essa plataforma oferece opções para o pagamento de contas, boletos, transferências, além disso o beneficiário pode conferir extrato e ter acesso a outros serviços oferecidos pela Caixa Econômica Federal. 

No caso das famílias que anteriormente estavam inscritas no Bolsa Família, a orientação é continuar usando o cartão do antigo programa para fazer a retirada do benefício. Segundo o Ministério da Cidadania, ele não será desativado e a emissão de um novo ocorrerá apenas em situações que poderia impedir a realização dos saques pelos cidadãos, como por exemplo, quando o cartão vencer ou vier a ser danificado.

Vale lembrar que o pagamento pode ser realizado das seguintes formas: Poupança Social Digital; Poupança CAIXA Fácil; e Saque com o cartão social. Lembramos ainda que o Aplicativo CAIXA Tem pode ser utilizado para movimentar o valor de seu benefício, quando creditado em conta Poupança Social Digital.

LEIA MAIS

Quem vai receber o Auxílio Brasil em fevereiro? Confira as regras

Última modificação em 20/07/2022 00:36

Compartilhe