Quanto tempo de trabalho para receber seguro desemprego 2021?

Quanto tempo de trabalho para receber seguro desemprego 2021? Veja como funciona

Um dos benefícios mais importantes que o trabalhador tem direito é o seguro-desemprego no caso de demissão sem justa causa. Criado para garantir assistência financeira temporária ao funcionário dispensado, a principal dúvida é sobre quem tem direito ao benefício, já que existem regras e critérios que o trabalhador precisa seguir. Veja qual o valor e quanto tempo de trabalho para receber seguro desemprego em 2021.

O benefício é oferecido por um período determinado, podendo ser pago de três a cinco parcelas de forma continuada ou alternada, mas isso levando em conta o tempo trabalhado. A primeira condição é que o trabalhador tenha tido vínculo empregatício formal com assinatura na carteira de trabalho.

O DCI separou em pontos para você consultar e ver se tem direito ao seguro-desemprego, veja:

Veja o calendário do Bolsa Família 2023 completo

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

Quanto tempo de trabalho para receber seguro desemprego 2021?

Tem direito ao seguro-desemprego todo trabalhador formal que tenha sido demitido sem justa causa e que não possua renda própria que seja suficiente para a sua própria manutenção e da família.

  • Ter sido dispensado sem justa causa;
  • Estar desempregado quando fizer a solicitação do benefício;
  • Ter recebido pelo menos 12 salários nos últimos 18 meses. Essa regra é válida para a primeira solicitação;
  • Ter exercido, pelo menos, nove meses de trabalho nos últimos 12 meses, quando fizer o segundo pedido de seguro-desemprego;
  • Ter trabalhado com carteira assinada em todos os seis últimos meses, a partir do terceiro pedido;
  • Não ter renda própria para o seu sustento e sustento da família;
  • Não receber benefícios de prestação continuada da Previdência Social. A regra é válida exceto para pensão por morte e auxílio-acidente.

Quais os critérios para solicitar o seguro-desemprego?

O Governo Federal determina critérios diferentes de tempo de trabalho quando o beneficiário for solicitar pela primeira, segunda ou terceira vez o seguro-desemprego. Entenda:

Primeira solicitação: Tem direito ao seguro-desemprego o trabalhador que tenha recebido salário por pelo menos 12 meses durante os 18 meses imediatamente anteriores à data da demissão, ou seja, ele precisa ter trabalhado pelo menos um ano.

Segunda solicitação: Para quem for solicitar pela segunda vez o seguro-desemprego, é necessário ter recebido salário por pelo menos nove meses durante os 12 meses imediatamente anteriores à data da demissão.

Terceira solicitação em diante: Já a partir da terceira solicitação do seguro-desemprego, o funcionário só vai ter direito se tiver recebido salário dos seis meses imediatamente anteriores à demissão.

Atenção, o Governo alerta que o trabalhador também não pode receber qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente, auxílio suplementar e do abono de permanência em serviço.

Como solicitar o seguro-desemprego?

Agora que você sabe quem tem direito ao seguro-desemprego, solicitar o benefício é bem simples. Basta acessar o site: portal.gov.br, e buscar por “Solicitar seguro-desemprego”. O portal vai trazer todos os assuntos relacionados à pesquisa e emprego demitido deve clicar no link “solicitar seguro-desemprego”.

Na tela seguinte o trabalhador deve selecionar “solicitar” depois de ler o que é o seguro-desemprego. Ao ser direcionado para a página serviços.mte, o beneficiário precisa escolher entre “Quero me cadastrar” ou “Já tenho cadastro”.

Uma vez feito o login, você deve clicar em “seguro-desemprego”. Nesta aba, o beneficiário vai encontrar duas opções: “Solicitar Seguro-Desemprego” ou “Consultar o Seguro-Desemprego”. Para solicitar o Seguro-Desemprego, digite o número do requerimento fornecido no momento da rescisão contratual, e clique em localizar.

O trabalhador precisa ler e conferir todas as informações antes de concordar com as regras. Depois, é só clicar em concluir.

Relacionado: Beneficiários podem solicitar seguro-desemprego online

Qual o valor do seguro-desemprego?

Ao pedir o benefício, o trabalhador é informado sobre o valor e quantas parcelas vai receber do seguro-desemprego, que podem variar entre três e até cinco meses.

Para saber a média do valor que o trabalhador que tem direito ao seguro-desemprego vai receber basta somar os três últimos salários e dividir o resultado por três e em seguida aplique nesta tabela:

  como receber o benefício pelo aplicativo

Quantas parcelas de seguro-desemprego eu vou receber?

O número de parcelas para quem tem direito ao seguro-desemprego depender do tempo de serviço do funcionário e quantas vezes ele já solicitou o benefício. De qualquer modo, p trabalhador pode receber de 3 a 5 parcelas.

Exemplo: para quem trabalhou 6 meses de carteira assinada, o benefício será pago em 3 parcelas.

9 a 11 meses - receberá 3 parcelas
12 a 23 meses - receberá 4 parcelas;
24 meses ou mais - receberá 5 parcelas.

Prazos

Para entrar com o pedido junto ao Ministério da Economia, o trabalhador deve esperar pelo menos sete dias a contar da rescisão do contrato e não pode ultrapassar 120 dias. O valor varia de um salário mínimo, que hoje está em R$ 1.100,00 e o máximo pago é R$ 1.911,84. O cálculo do seguro-desemprego se baseia nos últimos três salários recebidos pelo trabalhador.

  • Trabalhador formal – do 7º ao 120º dia, contados da data de dispensa;
  • Bolsa qualificação – durante a suspensão do contrato de trabalho;
  • Empregado doméstico – do 7º ao 90º dia, contados da data de dispensa;
  • Pescador artesanal – durante o defeso, em até 120 dias do início da proibição;
  • Trabalhador resgatado – até o 90º dia, a contar da data do resgate.

Você pode acompanhar quando o seguro-desemprego estará liberado pelo portal gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Para mais informações ou dúvidas sobre o serviço, o trabalhador também pode ligar para o telefone 158.

 

Você pode gostar também
2 Comentários
  1. Avatar de rogerio
    Rogerio Diz

    Será pode fazer a soma de meses com empresas diferentes?????

    1. Avatar de aelson
      Aelson Diz

      Tenho 10 meses de firma ganhando 1870 reais quantas parcelas eu pego

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes