Saiba como antecipar três anos de saque do FGTS

O valor a ser recebido varia conforme o saldo disponível na conta do trabalhador

A Caixa Econômica Federal disponibilizou mais uma modalidade de empréstimos aos trabalhadores que estão à procura de uma reserva extra de dinheiro. Através dessa opção, é possível antecipar três anos de saque do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço).

Mas você deve estar se perguntando como isso é possível, já que o dinheiro somente é liberado em algumas situações que estão previstas em lei. Então, saiba que esse é um benefício assegurado aqueles que fizeram a adesão à modalidade saque-aniversário, então, veja a seguir como antecipar três anos de saque do FGTS. 

Como antecipar três anos de saque do FGTS?

Para fazer a antecipação, é necessário estar com o CPF em situação regular na Receita Federal e adimplente com a Caixa Econômica Federal ou utilizar recurso do crédito para quitação da dívida. Como vimos, outro critério é fazer a adesão do saque-aniversário.

Então, quem atende à esses requisitos pode fazer a solicitação do empréstimo é feita de forma bem simples, sem a necessidade de ir até uma agência da Caixa. Para isso, basta acessar o aplicativo FGTS ou o site da Caixa Econômica Federal com seus dados pessoais. 

Na plataforma, consulte o saldo disponíveis e faça uma simulação para saber como ficará a antecipação do crédito, se você concordar com a proposta do empréstimo, registre sua assinatura eletrônica e confirme a transação. 

A antecipação do saque do FGTS pode ser solicitado até mesmo por aqueles que possuem score de crédito baixo. Por sua vez, os cidadãos que estão com o nome sujo e tiverem interesse em antecipar três anos de saque do FGTS, devem fazer o mesmo procedimento e aguardar a resposta da instituição financeira. Neste caso, não é feita nenhuma consulta de SPC ou Serasa.

Como funciona o saque-aniversário?

Antes de falarmos sobre como antecipar três anos de saque do FGTS, é necessário entender as condições do saque-aniversário. Através dessa modalidade, os trabalhadores podem fazer retiradas anuais de uma parte do seu FGTS. O dinheiro é liberado no mês de aniversário do cidadão. 

Para isso, é necessário informar a Caixa o interesse em fazer a adesão nesta modalidade de saque. Aqueles que manifestarem essa vontade dentro do seu mês de aniversário, ainda é possível fazer o saque da quantia neste ano. Caso ultrapasse esse prazo, o dinheiro será liberado apenas em 2022. 

É importante ressaltar que, ao fazer a opção pelo saque-aniversário, o trabalhador perde o direito de receber o valor total do fundo caso aconteça a demissão sem justa causa. No entanto, está mantido o direito de receber a multa de 40% sobre o saldo de FGTS.

Calendário do saque-aniversário

Este ano já foram liberados as quantias do saque-aniversário para os trabalhadores que fazem aniversário entre os meses de janeiro à julho. Agora, é a vez daqueles que fazem aniversário em agosto. Desta forma, ainda serão liberadas cinco rodadas de saque em 2021, nas seguintes datas: 

  • nascidos em agosto: podem sacar entre os dias 2 de agosto à 29 de outubro;
  • nascidos em setembro: podem sacar entre os dias 1º de setembro à 30 de novembro;
  • nascidos em outubro: podem sacar entre os dias 1º de outubro à 31 de dezembro;
  • nascidos em novembro: podem sacar entre os dias 1º de novembro à 31 de janeiro de 2022; 
  • nascidos em dezembro: podem sacar entre os dias 1º de dezembro à 28 de fevereiro de 2022;

Quais são as condições da antecipação do FGTS?

Para aqueles que estão se perguntando como antecipar três anos de saque do FGTS, saiba que isso é possível através do empréstimo disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Como se trata de um crédito que possui como garantia os valores do FGTS, a Caixa oferece boas taxas de juros, sendo consideradas mais baixas do mercado para o crédito pessoal.

Mas antes de aderir, é preciso estar atento às condições dessa modalidade de empréstimo, visto que a taxa de juros é de 0,99% ao mês e o acumulado de juros por ano é de 12,54%. Assim, o valor de cada saque a ser antecipado deve ser igual ou maior que R$300,00.

O valor total mínimo que o trabalhador pode pegar de empréstimo é de R$ 2.000,00. Além disso, a data do crédito do último saque a ser antecipado não pode ultrapassar o limite de 999 dias, a contar da contratação do empréstimo. 

 

LEIA TAMBÉM: Ainda dá para antecipar saque-aniversário FGTS 2021; veja como

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes