Senado‌ ‌aprova‌ ‌projeto‌ ‌do‌ ‌Fundeb‌; veja o que muda

O Senado optou por reservar o fundo para a educação pública. O texto volta para a Câmara. 

O Senado aprovou ontem (15) o projeto de lei que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Como houve alterações, o texto volta para a Câmara. 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que a proposta deve ser votada ainda essa semana. Afinal, para que os recursos sejam usados no ano que vem, é preciso aprovar o projeto ainda em 2020.

O Fundeb se tornou permanente com a Emenda Constitucional nº 108/20 promulgada em agosto. Mas precisa passar por regulamentação pelo PL 4.372/2020. Nesse sentido, o fundo é destinado à educação básica pública do país. Seus recursos são enviados de forma automática para governos estaduais e municipais.

Recursos do Fundeb apenas para escolas públicas

O texto que foi aprovado na Câmara no dia 10 de dezembro, previa o repasse dos recursos do Fundeb para escolas filantrópicas e para o Sistema S, além das escolas públicas, como já era feito. O Senado, por sua vez, optou por reservar o fundo para a educação pública, resgatando o texto original apresentado pelo deputado Felipe Rigoni (PSB-ES), relator na Câmara.

O relator do Senado, Izalci Lucas (PSDB-DF), disse que: “Aqui preservam-se os recursos para a escola pública. A Câmara distorceu um pouco, colocando recursos do Fundeb para pagamento de folha até de terceirizados de escolas públicas, assim como nas escolas confessionais e comunitárias. Estamos tirando isso, e também o Sistema S”.

Outros senadores também rejeitaram a ideia do repasse de recursos para escolas privadas, como foi o caso do Paulo Paim (PT-RS), que afirmou: “Seria um golpe sem precedentes contra a escola pública e seus profissionais. O ensino privado, que já recebe R$ 6,7 bilhões de dinheiro público, teria mais R$ 16 bi do Fundeb, reajustado anualmente. Uma farra.”

50% dos recursos para a educação infantil

O texto do senador Izalci foi aprovado em unanimidade, em votação simbólica. Nele, se reserva 50% do dinheiro do Fundeb para a educação infantil.

Há também a criação do Valor Aluno/Ano Resultado (VAAR), que determina a distribuição de 2,5% da complementação da União para redes de educação com os melhores índices de aprendizado e redução de desigualdades nesse âmbito.

Já o Valor Aluno/Ano Total (VAAT), deve distribuir os recursos para as redes com resultados menores, com a condição que se comprometam no enfrentamento às desigualdades e tenham currículos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Com informações de Agência Senado

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes