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(Matéria alterada para correção de informação. Os canais digitais do Sicoob representam 73% do total de operações e não 77%, como informado anteriormente. Segue a íntegra corrigida)

Os resultados apurados pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, no primeiro semestre de 2019 apontam que os canais digitais já representam 73% do total de operações financeiras e não financeiras do Sicoob.

Destaque do período também foi a captação de cooperados nos canais digitais. Até junho de 2019, mais de 18 mil cooperados – de um total de 300 mil novos correntistas - realizaram sua filiação pelo aplicativo Sicoob Faça Parte. Estes novos cooperados totalizaram R$ 13,9 milhões em operações de crédito e R$ 17,8 milhões em depósitos.

O app do Sicoob já é o principal canal de relacionamento dos cooperados, como resultado dos avanços tecnológicos, principalmente em usabilidade e segurança do sistema. “A expectativa é pela continuidade do crescimento de transações neste canal à medida em que ocorre a expansão dos produtos/serviços facilitando a vida dos cooperados, desburocratizando os processos e reduzindo custos para as cooperativas o que, em via de consequência, se traduz em maiores retornos financeiros aos próprios cooperados”, afirma o diretor de Tecnologia do Sicoob Confederação, Antônio Vilaça Júnior.

Utilizando celulares ou tablets, os cooperados podem realizar mais de 200 transações financeiras desde consultas, pagamentos, transferências, depósitos de cheques, recarga de celular, investimentos, contratação de crédito, financiamento de veículos, antecipação de recebíveis e até mesmo a solicitação de saque integrada à rede de terminais de autoatendimento (ATMs). O Sicoob iniciou seu programa de transformação digital em 2017 e vem investindo não só no aplicativo mobile, mas também em todos os pilares que mantêm a operação no ar. As plataformas digitais do Sicoob têm sido reconhecidas pelo mercado em premiações recorrentes por revistas especializadas sendo o mobile banking responsável por quatro premiações nos últimos anos.

 

“O app empodera o cooperado permitindo que ele faça as transações com comodidade e conveniência resolvendo tudo pelo celular e quando precisarem podem ir às cooperativas onde terão um atendimento personalizado e humanizado”, destaca o executivo.

 

Além dos serviços pelos canais digitais, o Sicoob mantém o posto de quinta maior rede de atendimento do país e, somente no primeiro semestre, a instituição inaugurou 150 pontos, investindo mais de R$ 500 milhões nestas novas unidades, bem como na ampliação e modernização dos PAs já estabelecidos.

 

Atualmente, o Sicoob está presente em 1.728 municípios brasileiros, com 3.093 agências, 4.844 postos de atendimento eletrônicos e em mais 20 mil pontos da Rede Banco24Horas. Destaca-se, ainda, como a única instituição financeira em 270 cidades do país, prestando serviços financeiros à população.

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4,47 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 450 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação).