Publicado em

O sistema de consórcios cresceu 24,6% no primeiro trimestre do ano, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC).

Ao todo, 7,2 milhões de brasileiros são participantes ativos da modalidade. Os resultados positivos registrados são consequência do aumento de 13,3% nas vendas de novas cotas, comparado ao mesmo período de 2018, e ao valor acumulado que chegou a R$ 27,6 bilhões. Além disso, há também uma alta no número de clientes que aderiram ao sistema, saltando de 577 mil no primeiro trimestre de 2018 para 653,5 mil nos primeiros três meses do ano.

A maior procura ainda é por cotas de veículos leves. Só de janeiro a março de 2019 foram vendidas 301,5 mil, um aumento de 13,2% quando comparado ao mesmo período do ano passado. A Embracon, uma das maiores administradoras de consórcios do Brasil, segundo ranking do Banco Central, também registrou crescimento de 10,17% no período, na venda de cotas de veículos leves, categoria mais procurada pelos brasileiros.