Publicado em

Por Medha Singh

(Reuters) - Os principais índices acionários dos Estados Unidos subiam nesta segunda-feira com a expectativa de que as principais economias irão atuar para conter os efeitos econômicos das crescentes tensões comerciais globais, enquanto as ações de tecnologia subiam lideradas por um ganho de quase 3% nas ações da Apple.

Às 11:47 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,91%, a 26.122 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 1,056884%, a 2.919 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 1,21%, a 7.992 pontos.

O banco central da China anunciou no sábado uma importante reforma na taxa de juros para ajudar a reduzir os custos dos empréstimos para empresas, logo após a notícia de uma possível flexibilização na economia alemã.

O rali também era ajudado pela redução da demanda por títulos do governo, considerados ativos seguros, com investidores buscando pechinchas em ações após três semanas de quedas. O aumento do rendimento dos títulos impulsionou os bancos, que são sensíveis aos juros, fazendo o índice de bancos do S&P 500 subir 1,55%.

Os operadores estarão divididos nas próximas semanas, já que devem colocar na balança os riscos comerciais e sinais de desaceleração do crescimento com o potencial de mais ações do Federal Reserve e outros bancos centrais em setembro.

As ações da Apple davam o maior impulso aos três principais índices de Wall Street. O presidente Donald Trump disse no domingo que conversou com o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, sobre o impacto das tarifas dos EUA nas importações chinesas.