Publicado em

O município de Recife, em Pernambuco, conta com 133 startups. Destas, 40,63% são plataformas de software como serviço (SaaS). O restante das empresas se divide, entre outras áreas, em marketplace, e-commerce e hardware. O levantamento foi realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Do total de startups de Recife, a ABStartups considera que 25 já estão consolidadas no mercado. Entre elas, as empresas de geolocalização Inloco e a de jogos digitais Joy Street. Além disso, o município conta com quatro incubadoras, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco, Cais do Porto, Incubadora do Portomídia e a Incubadora do Armazém da Criatividade de Caruaru.

O estudo foi divulgado hoje, durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case), promovida pela ABStartups. O evento, que começou nesta quinta-feira, em São Paulo, deve encerrar amanhã (30). A iniciativa reuniu 150 palestrantes e 62 expositores, entre startups, aceleradoras e bancos de fomento.

Além de fazer o mapeamento de Recife, a ABStartups também divulgou hoje estudos sobre Ponta Grossa (PR), que conta com 15 startups, e Uberlândia (MG), com 74 empresas. Em setembro, a entidade havia divulgado pesquisas sobre São José dos Campos (SP), com 52 startups, e Juiz de Fora (MG), com 45 empresas. Além destas, também mapeou Vitória (ES), que conta com 29 companhias.